2010-03-05 12:42:12

CHILE: MENSAGEM DOS BISPOS CHILENOS


Santiago, 05 mar (RV) - O episcopado chileno divulgou uma mensagem aos católicos e a todo o povo do Chile na qual destaca que “somos um país que sofre um novo golpe da natureza, que chora a perda de vidas humanas e que procura levantar-se em meio a circunstâncias adversas, buscando pessoas que ainda não foram encontradas e tratando de recuperar os serviços básicos e alguns bens materiais que resistiram a esta horrorosa catástrofe.

Agradecemos e valorizamos a disposição de tantas autoridades, servidores públicos e anônimos voluntários que estão se dedicando totalmente para ajudar a população que mais sofre. Entre eles, muitos consagrados e agentes pastorais que acompanham as pessoas na sua dor com uma palavra de consolo e com a necessária organização das redes de ajuda através da Caritas.

Necessitamos levantar o ânimo, - destaca ainda a mensagem da Conferência Episcopal Chilena - recuperar a confiança e trabalhar unidos como povo. Além de reconstruir edifícios e estradas, devemos purificar a alma atingida pelo medo, violência e descontrole. É tempo de construir pontes mais seguras que nos permitam nos reconhecermos e abraçarmos como irmãos.

Os dolorosos e incompreensíveis episódios de saqueio, roubo e especulação nos colocaram em um espelho que nos questiona no mais profundo da nossa formação e valores. Porém, ao mesmo tempo, nos últimos dias muitas pessoas perguntaram: “Como você está?, e se preocuparam pelos outros, evidencia a mensagem.

As perdas materiais, relevantes em outro contexto, parecem hoje um aspecto secundário quando um país inteiro sente a dor junto com as famílias que sofrem, que perderam tudo e que necessitam da luz da esperança.

Nós discípulos missionários de Jesus Cristo – afirma a mensagem - confessamos que Ele é nossa esperança e nossa rocha. Percorrendo os caminhos do Chile que hoje chora, reconhecemos no rosto de tantos irmãos e irmãs que sofrem, na fração do pão, na comunidade solidária, a presença da Vida que brota do amor incondicional e misericordioso que o Pai nos presenteou em seu Filho Jesus Cristo.

É Cristo Ressuscitado a demonstração maior de um Deus amoroso que não quer para seus filhos a morte nem a destruição. Cremos em um Pai que não castiga nem prova os seus filhos com sofrimentos. Cremos no Deus de Jesus Cristo que nos comunica seu amor oferecendo por nós a vida de seu Filho. Por isso Ele é nossa esperança, por isso n’Ele pusemos nossa fé.

Um país não se reconstrói só com a soma de vontades humanas. Um país necessita do melhor de sua gente. Para quem crê em Cristo, fonte da Vida, Ele é o maior tesouro que podemos oferecer ao Chile, à pátria do bicentenário, neste tempo de Missão, no qual, mais do que nunca, queremos fazer do Chile uma Mesa para todos. Porque hoje nossas mesas estão cobertas por escombros, dirigimos o nosso olhar para Jesus para que nos abençoe na fraternidade; mesmo só com paredes e sem teto, mesmo sem mesa e sem templos, o Senhor continua reinando em nossa vida e em nosso lar.

Os bispos chilenos concluem sua mensagem pedindo ao Deus de misericórdia, para que acolha em sua presença as pessoas que morreram, que cure as feridas e desperte em todos a consciência solidária. (SP)







All the contents on this site are copyrighted ©.