2009-12-27 15:34:01

REFLEXÃO PARA O DIA DA SAGRADA FAMÍLIA


Cidade do Vaticano, 27 dez (RV) - A leitura do livro do Eclesiástico nos fala uma novidade: o perdão dos pecados acontece por causa de uma atitude de amor para com os pais. O lar voltou a ser o local do encontro com Deus e a atitude amorosa em relação aos pais vai ser referendada por Jesus quando diz que o que ele deseja é a misericórdia e não o sacrifício. Ora, isso é dito em relação a todos os relacionamentos.

Contudo, a misericórdia para com os pais está em referência ao próprio Deus que é o Pai por excelência. Portanto, honrar os pais, respeitá-los, é prestar culto a Deus.
Jesus, no Evangelho, já está com doze anos. De acordo com o ritual judeu é a época de realizar a cerimônia em que passa a ser declarado responsável diante de Deus e das pessoas.

Assim sua ação revela de modo mais forte o programa salvador do Pai. Maria e José não entendem muito as ações de Jesus, o que está acontecendo, mas como bons discípulos vão assimilando o projeto sem colocar obstáculos.

A segunda leitura retoma o tema da misericórdia nas relações familiares. Tanto a primeira leitura quanto a segunda não escondem as falhas no relacionamento familiar e humano, mas o importante aos olhos de Deus não está em ser sem defeitos, em ter uma família perfeita, mas sim na capacidade de amar sem medidas, apesar dos limites e das falhas pessoais. Claro que Deus deseja que sejamos perfeitos, mas mais importante para Ele é que nos amemos e nos perdoemos com Ele nos amou e nos perdoou, sem limites, sem restrições.

A festa de hoje nos leva a uma atitude de amor total, de misericórdia em todos os nossos relacionamentos, especialmente na família, e de modo excepcional para com os pais. RealAudioMP3
(CAS)







All the contents on this site are copyrighted ©.