2009-10-08 17:22:20

Intervenção do Rev. Pe. Damian WEBER, Superior-Geral dos Missionários de Mariannhill


Rev. Pe. Damian WEBER, C.M.M., Superior-Geral dos Missionários de Mariannhill



Como membro de um Instituto de Vida Consagrada, uma pessoa aceita se consagrar a Jesus Cristo, abraçando a Sua missão e a Sua visão. Ambas são expressas nas bonitas palavras do Evangelho de São Lucas, 4, 18-21. Se a elas acrescentamos João 20, 21, quando Jesus disse: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”, podemos afirmar que uma pessoa consagrada continua a missão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Hoje, na África, isso poderia significar ir curar as feridas do mundo, sem se distrair e sem se refugiar na comodidade do consumo ou do poder. Neste contexto evangélico os conselhos poderiam ser um estilo de vida cujo significado é a voluntária solidariedade para com as vítimas da injustiça e da repressão, a identificação com aqueles que vivem no sofrimento material e social; poderia significar solidariedade com as pessoas que sofrem discriminação e exploração sexual, solidariedade com aqueles que vivem sufocados social e politicamente, e não podem decidir o próprio destino.

Sabemos que uma das necessidades fundamentais de cada pessoa é aprender e experimentar o fato que Deus o respeita e o aceita por aquilo que é. Mas como Deus não fala directamente com cada um, a pessoa deve poder ouvir este conceito dos outros e neste sentido parece-me que a vida de comunidade tenha uma função importante. Isso requer a experiência da reconciliação antes de rezar por isto e antes que possamos levá-lo ao mundo e às pessoas ao nosso redor que parecem ter razão.

É necessário que as comunidades de vida consagrada e a Igreja incentivem esta reconciliação com Deus e entre as pessoas, é necessário viver primeiro em casa a salvação que Deus nos oferece e a justiça do compromisso incondicional de Deus em relação a cada pessoa.

A Igreja e suas comunidades serão testemunhas vivas e instrumentos frutuosos para Jesus Cristo e para a reconciliação, a justiça e a paz, que são substancialmente dons de Seu espírito.








All the contents on this site are copyrighted ©.