2009-08-19 12:07:52

PAPA: "NOVA EVANGELIZAÇÃO COMEÇA NOS SEMINÁRIOS"


Castel Gandolfo, 19 ago (RV) - Em Castel Gandolfo, onde está passando um período de descanso, Bento XVI concedeu audiência esta manhã aos fiéis e peregrinos que, semanalmente, vêm a Roma especialmente para ver o papa e ouvir as palavras de seu magistério.

Hoje, a catequese se centrou na figura de mais um modelo de santidade sacerdotal: São João Eudes, cuja memória litúrgica a Igreja celebra nesta quarta-feira. O caminho de santidade seguido e proposto por ele a seus discípulos tinha como fundamento uma sólida confiança no amor revelado por Deus à humanidade, no coração sacerdotal de Cristo e no coração materno de Maria.

Bento XVI convidou todos a rezarem pelos padres de nossos tempos; para que, seguindo o exemplo de São João Eudes, sejam, também eles, testemunhas ardentes deste amor, seja em suas vidas, seja no ministério.

Em inglês, o papa saudou os grupos de visitantes da Índia e da Nigéria, e lhes falou algo a mais sobre São João Eudes:

“Ele viveu no século XVII, na França, país que, apesar do forte anticlericalismo da época, produziu muitos exemplos de coragem e discernimento espiritual. A contribuição especial de São João Eudes foi a fundação de uma congregação religiosa dedicada à tarefa de dar formação sólida pao sacerdócio diocesano. Ele encorajou os seminaristas a crescerem em santidade, confiantes no amor de Deus”.

E também aos peregrinos de língua inglesa, o papa pediu orações especiais para padres e seminaristas: para que, inspirados pelo santo de hoje, possam espiritualmente “entrar no coração de Jesus”, tornando-se homens de verdadeiro amor, misericórdia, humildade e paciência, renovados em santidade e zelo pastoral.

Já em espanhol, Bento XVI definiu São João Eudes como o “apóstolo incansável da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria”, e falou da adequada preparação do sacerdote como ponto de partida de uma autêntica reforma de sua vida e de seu apostolado.

E em português, proferiu as seguintes palavras:

“Amados peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os grupos de Mirandela e de São Paulo, agradeço a vossa presença com votos de que este encontro com o Sucessor de Pedro revigore, em todos vós, o fervor espiritual para assim testemunhardes, com as vossas vidas, a Mensagem Salvadora de Jesus Cristo. Sobre cada um de vós e vossas famílias desça a minha bênção”. RealAudioMP3

Em polonês, Bento XVI recordou que agosto é o tempo da colheita, e, portanto, devemos agradecer a Deus pelo dom do pão, seja para a Eucaristia, nutrimento das almas, seja para o pão cotidiano, nutrimento de nossos corpos. “Que Deus abençoe a colheita deste ano e aqueles que nela trabalham. E que todos nós abramos nossos corações para dividir o pão com nossos irmãos mais carentes”.

Em seguida, falando aos peregrinos da Croácia, Bento XVI pediu às famílias que rezem para que os sacerdotes sejam fiéis ao exemplo do Senhor e pelas novas vocações sacerdotais em seu país.

Em italiano, o papa disse que a admirável personalidade de São João Eudes deve ajudar cada um de nós a progredir sempre mais no amor a Deus, que doa plenitude de significado à juventude, ao sofrimento e à vida familiar. (CM)







All the contents on this site are copyrighted ©.