2009-06-03 12:31:01

Nem compromissos de trabalho nem as férias anulem os espaços dedicados a Deus: Bento XVI durante a audiencia .


(3/6/2009) Nem os compromissos intensos de trabalho nem as ferias devem fazer faltar aos fiéis momentos reservados á oração e á contemplação de Deus, sem a qual as preocupações do mundo correm o risco de dominar os pensamentos e o coração. Afirmou Bento XVI durante a audiência geral desta quarta feira, na Praça de S. Pedro, perante cerca de 20 mil pessoas.
Também nos tempos de trabalho, com o seu ritmo forte e também durante as férias - disse o papa na sua catequese dedicada a Raban Maur, monge artista e filosofo, nascido em Maguncia por volta do ano 780, devemos reservar alguns momentos da vida a Deus. Uma oração, um pensamento cada dia, sem esquecer a liturgia do domingo, porque somente assim, a nossa vida se torna grande e vida verdadeira.
“Com o exemplo da sua vida, Raban Maur convida-nos a não esquecer de reservar algum tempo para contemplar o mistério de Deus, de maneira que não sejam os problemas do mundo a dominar os nossos pensamentos e os nossos corações, mas a luz de Deus.”
Raban Maur deu um grande impulso ao pensamento filosófico, teológico, exegético e espiritual do seu tempo, contribuindo para a conversão ao cristianismo dos povos limítrofes . Monge desde jovem foi abado do Mosteiro de Fulda e posteriormente arcebispo de Maguncia . A sua extraordinária cultura levou a ser conselheiro de príncipes e garante da unidade do império, facto que não lhe impediu de cultivar os seus estudos, mostrando assim que é compatível a entrega aos outros e a dedicação á reflexão. É provavelmente – recordou o Papa – o autor do famoso hino Veni Creator Spiritus . Nos seus escritos aparece o seu amor á cruz, á poesia, á liturgia e á Palavra de Deus que comentou durante a sua vida baseando-se nos Santos Padres da Igreja e com um objectivo pastoral claro..
Escutemos agora a saudação proferida pelo Papa em lingua portuguesa RealAudioMP3
Com amizade saúdo os diversos grupos do Brasil e demais peregrinos de língua portuguesa, com votos de que alcanceis aquilo que aqui vos trouxe de tão longe: parar junto das memórias dos Apóstolos e dos Mártires, meditando sobre o fim glorioso do seu combate por Cristo e receber a investidura do mesmo Espírito para idênticas batalhas em prol do triunfo do Evangelho no seio da família e da sociedade. Sobre cada um de vós e seus familiares, desça a minha Bênção.







All the contents on this site are copyrighted ©.