2009-05-15 13:51:29

SACERDOTE FALA DA IMPORTÂNCIA DO SANTO SEPULCRO


Jerusalém, 15 mai (RV) - O evento mais importante desta sexta-feira do papa foi a visita ao Santo Sepulcro: o pontífice rezou em silêncio junto à Pedra da Unção, e depois fez um discurso. Visitou a Capela das Aparições para uma breve adoração ao Santíssimo e subiu ao Gólgota, para outro momento de oração, em silêncio.

A propósito do Santo Sepulcro nos fala Pe. Frederick Manns, historiador da Custódia da Terra Santa.

P. Pe. Manns, os arqueólogos e os historiadores têm certeza de que Cristo foi sepultado precisamente neste lugar?

Pe. Frederick Manns:- "Muitos peregrinos fazem a Via-sacra que termina no Santo Sepulcro e se pode dizer que, de todas as estações da Via-sacra, a única absolutamente segura, 100%, é o Calvário, o "lugar da sepultura". Estou falando de lugar da sepultura, porque o túmulo foi destruído e esse foi o motivo da primeira cruzada. O lugar é absolutamente este. As escavações permitiram ver uma grande fissura nesta rocha. Quando Jesus morreu, de fato, registrou-se um grande terremoto. Apesar de hoje se encontrar dentro dos muros, na época de Jesus era fora dos muros e era um grande cemitério. Os cemitérios ficavam fora, mas o terceiro muro foi acrescentado após a morte de Cristo."

P. Qual é o significado teológico do Santo Sepulcro?

Pe. Frederick Manns:- "Nós sabemos que os judeus tinham uma belíssima tradição ligada ao Templo de Jerusalém; diziam que Adão fora criado com o pó do altar do templo. Deus sabia que Adão seria um pecador e que, fazendo sacrifícios sobre o altar, receberia o perdão dos seus pecados. Quando o templo foi destruído, no ano 70 d.C., os primeiros cristãos – que em grande parte eram judeus-cristãos, judeus-messiânicos que acreditavam em Jesus, que O reconheciam como Messias de Israel – retomaram essa tradição da criação de Adão e escavaram até mesmo uma pequena gruta sob o calvário, para dizer: "Eis o túmulo de Adão." Queriam somente ilustrar a idéia teológica de que Cristo é o novo Adão, e que o sangue de Cristo devia passar através da fissura da rocha e chegar até o crânio de Adão. Por isso, a iconografia representa também o Calvário com o crânio de Adão colocado na parte inferior. É Cristo que recria toda a humanidade, e o Evangelho de João o diz de modo maravilhoso: "Aos pés da cruz de Cristo, encontravam-se quatro pagãos, quatro soldados que dividiram as vestes de Jesus e quatro mulheres judias. Portanto, a salvação trazida por Jesus é para os pagãos, romanos e judeus, para homens e mulheres. A salvação é universal, Cristo novo Adão, traz a criação nova para toda a humanidade."

P. A basílica é custodiada pelos franciscanos da Terra Santa, pelos ortodoxos e armênios; mas como é possível que seja uma família muçulmana todas as manhãs a abrir a porta de entrada?

Pe. Frederick Manns:- O sultão queria dar a chave do Santo Sepulcro ao cônsul da França, mas o cônsul respondeu: "Eu não sou o sacristão." Então, o sultão ficou com raiva e deu as chaves a uma família muçulmana. E até hoje, devemos pagar a essa família muçulmana. Essas são as maravilhas do Oriente! (SP)







All the contents on this site are copyrighted ©.