2009-04-11 17:57:38

SÁBADO SANTO É A HORA DA MÃE, QUE RECORDA A PROVA SUPREMA DA FÉ VIVIDA PELA VIRGEM


Roma, 11 abr (RV) - No Sábado Santo – dia de silêncio e recolhimento – toda a Igreja se une ao coração da Mãe, traspassado pela dor da morte de seu Filho. A fé da Virgem Maria não se apaga nem se obscurece: enquanto o corpo do Filho repousa no sepulcro, a Virgem – antecipando e representando a Igreja simbolicamente – espera, cheia de confiança, a vitória do Filho sobre a morte.

Para meditar sobre Maria na iminência da Ressurreição, a Igreja tem a tradição de celebrar, no sábado pela manhã, "A Hora da Mãe". De fato, realizou-se esta manhã, na Basílica romana de Santa Maria Maior, a celebração da "Hora da Mãe".

Nessa hora, a Virgem participa do mistério da misericórdia divina, como nos ressalta a teóloga membro do diretório da Pontifícia Academia mariológica internacional, Cettina Militello, entrevistada pela Rádio Vaticano:

Cettina Militello:- Maria aos pés da Cruz representa as primícias da Igreja, e esse seu sofrer a morte do Filho expressa a Paixão da Igreja em relação a seu Senhor. Tudo isso se dá de forma eminentemente expressiva."

P. Maria, traspassada pela dor pela morte de Jesus, vive a prova suprema da fé e é a única que compreende a paixão, a morte do Filho...

Cettina Militello:- "Maria vive a escuridão da fé, isto é, vive aquele momento terrível no qual não existem palavras. De certo modo, Deus está ausente, não no sentido absoluto de sua ausência, mas porque não mais se percebe a sua presença, considerando a enormidade da provação à qual foi submetida. Aquele momento é realmente o momento em que parece que tudo está perdido, porque a morte é um fato inelutável, é um fato definitivo."

P. A Virgem é também representante da comunidade redimida que, com ânsia, espera a Ressurreição...

Cettina Militello:- "Se há alguém entre os membros da comunidade que confiantemente se abbandona a Deus, não obstante o silêncio de Deus, esse alguém é certamente Maria. A Mãe de Jesus torna-se modelo daquilo que deve ser a nossa atitude como comunidade de fé, quando a provação nos coloca na condição de – não digo duvidar – mas de não ver com clareza aquilo que nos está acontecendo." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.