2009-03-25 18:13:37

BENTO XVI: SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR


Cidade do Vaticano, 25 mar (RV) - Celebra-se nesta quarta-feira, dia 25, a solenidade da Anunciação do Senhor, "maravilhoso mistério da fé" ao qual Bento XVI dedicou numerosas reflexões, desde o início de seu pontificado.

Trata-se de um evento "humilde e discreto", "mas, ao mesmo tempo, decisivo para a história da humanidade". Naquele sim da Virgem ao anúncio do Anjo, começa a nova era da história selada depois na Páscoa como "nova e eterna Aliança", ressalta o pontífice.

Efetivamente, é a alegria de um Anúncio que muda a humanidade para sempre: em sua primeira visita a uma paróquia romana, no dia 18 de dezembro de 2005, Bento XVI se deteve com os fiéis sobre o Mistério da Anunciação e explicou o autêntico significado da saudação que o Anjo fez à Virgem, Kaire Maria:

"Por si significa 'alegrai-vos'. Somente com esse diálogo do Anjo com Maria começa realmente o Novo Testamento. Assim podemos dizer que a primeira palavra do Novo Testamento é 'alegrai-vos', é 'alegria'."

O Anjo convida Maria a "não temer" e ela confia completamente no Senhor – recorda o papa:

"Maria disse sim à vontade, aparentemente muito grande, para uma pessoa. Comumente preferimos a nossa vontade a esse sim que se mostra por vezes tão difícil."

Maria torna-se desse modo um exemplo para todos nós. Mostra-nos a alegria que nasce do fazer a vontade do Pai:

"Parece inicialmente como um peso quase insuportável, um jugo que não pode ser carregado, mas na realidade a vontade de Deus não é um peso. A vontade de Deus nos dá asas para voar para o alto."

No dia 31 de maio do ano passado, concluindo o mês mariano, o Santo Padre voltou a falar sobre o mistério ocorrido na humilde casa de Nazaré:

"Imaginemos o estado de ânimo da Virgem após a Anunciação, quando o Anjo se despediu dela. Maria se deparou com um grande mistério em seu seio materno; sabia que tinha se dado algo de extraordinariamente único; se dava conta de que tinha iniciado o último capítulo da história da salvação do mundo."

O sim de Maria é "o reflexo perfeito do próprio sim de Cristo quando entrou no mundo" – foi a reflexão do papa no Angelus de 25 de março de 2007:

"A obediência do Filho se reflete na obediência da Mãe e assim, mediante o encontro desses dois 'sim', Deus pôde assumir uma feição de homem. Eis o motivo pelo qual a Anunciação é também uma festa cristológica, porque celebra um mistério central de Cristo: a sua Encarnação."

"Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa Palavra", responde Maria no Angelus. E o fruto daquela resposta está presente na vida da Igreja – ressalta o papa:

"A resposta de Maria ao Anjo se prolonga na Igreja, chamada a tornar Cristo presente na história, oferecendo a sua disponibilidade para que Deus possa continuar visitando a humanidade com a sua misericórdia." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.