2009-02-08 13:17:34

PAPA: DOENÇA FAZ PARTE DA EXPERIÊNCIA HUMANA


Cidade do Vaticano, 08 fev (RV) - O papa pediu esta manhã aos fiéis presentes na Praça São Pedro, uma oração por todos os enfermos, especialmente os mais graves, não auto-suficientes, que dependem dos cuidados de outras pessoas.

O Evangelho de hoje recorda uma série de curas milagrosas realizadas por Jesus. Bento XVI destacou que a experiência da cura dos doentes ocupou boa parte da missão pública de Cristo, e devemos uma vez mais refletir sobre o sentido e o valor da enfermidade, em qualquer situação o ser humano se encontre:

“Não obstante a doença faça parte da experiência humana, não conseguimos nos acostumar com ela; não apenas porque às vezes ela se torna árdua, grave, mas essencialmente porque somos feitos para a vida”.

“Quando somos provados pelo mal e nossas orações parecem ser vãs – disse ainda o pontífice – surge em nós a dúvida; e angustiados, nos questionamos sobre a vontade de Deus. E encontramos no Evangelho a resposta a esta pergunta:

“Jesus não deixa dúvidas: Deus, do qual Ele mesmo nos revelou o rosto, é o Deus da vida, que nos liberta de todos os males. O sinal desta sua força de amor são as curas que realiza, demonstrando assim que o Reino de Deus está próximo e restituindo homens e mulheres à sua plena integridade, de espírito e de corpo. Assim, entendemos porque sua pregação e as curas que realiza estão sempre juntas, formando uma única mensagem de esperança e salvação”.

Após a oração mariana, rezada junto aos fiéis, o papa saudou os peregrinos em várias línguas. Falando em francês, recordou novamente sua viagem a Paris e Lurdes, em setembro passado, dirigindo uma benção à França e à Igreja que atua com fé e coragem.

Bento XVI concedeu uma benção especial a todos os doentes, agentes de saúde e voluntários, de todas as partes do mundo, por ocasião do Dia Mundial do Enfermo, que celebramos quarta-feira, 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lurdes.

Neste domingo, Bento XVI fez também uma breve saudação em português:

"A minha saudação estende-se a todos os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao grupo de Águeda, Coimbra e Vila Nova de Gaia guiado pelo Senhor Bispo do Porto, invocando abundantes graças divinas sobre os seus passos para construírem a vida sobre aquela rocha firme que é Cristo vivo na sua Igreja. Deus a todos guarde e abençoe" - disse o pontífice.

Dom Manuel Clemente, Bispo de Porto, em Portugal, estava na Praça São Pedro acompanhando um grupo de neo-catecúmenos. Ele explica a importância deste Caminho:

DOM MANUEL CLEMENTE RealAudioMP3

Após a oração do Ângelus, Bento XVI expressou sua preocupação com a situação em Madagascar, pedindo aos fiéis que rezem pela pacificação e o retorno da convivência civil:

“Nestas semanas, estão se verificando em Madagascar fortes tensões políticas que provocaram agitações populares. Por isso, os bispos da Ilha convocaram todos para um dia de oração, hoje, em favor da reconciliação nacional e da justiça social. Estou – disse ainda o papa – muito preocupado com o período particularmente crítico que o país está passando, e peço a todos que se unam aos fiéis malgaxes, para invocar o retorno à concórdia das almas, à tranqüilidade social e à convivência civil”.
(CM)







All the contents on this site are copyrighted ©.