2008-12-12 12:02:09

PAPA SE ENCONTRA COM UNIVERSITÁRIOS EM PREPARAÇÃO AO NATAL


Cidade do Vaticano, 12 dez (RV) – Bento XVI encontrou-se, ontem à tarde, na Basílica Vaticana, com numerosos estudantes e docentes das Universidades romanas, em preparação ao Santo Natal.

O Santo Padre desceu à Basílica de São Pedro ao término da celebração Eucarística, presidida pelo seu Vigário para a diocese de Roma, cardeal Agostino Vallini.

Em sua homilia, o Papa destacou, inicialmente, o Ano Paulino, que a Igreja está celebrando, explicando que “é uma ocasião para redescobrir sua fundamental vocação missionária e ao mesmo tempo refletir sobre o inesgotável tesouro teológico e espiritual deixado por Paulo em suas cartas”.

O Santo Padre frisou que a "Carta de Paulo aos Romanos é um dos textos mais importantes da cultura de todos os tempos. Ela é e permanece uma mensagem viva para a Igreja".

O anúncio cristão, que foi revolucionário no contexto histórico e cultural de Paulo, disse o Papa, teve a força de abater o “muro de separação” que havia entre judeus e pagãos:
 
Ele conserva uma força de novidade sempre atual, em condições de abater outros muros, que são construídos em todos os contextos e épocas. A fonte de tal força consiste no Espírito de Cristo”.

E o Pontífice se perguntou: “Mas, qual é o núcleo do anúncio de Paulo?” E respondeu: consiste na novidade da salvação trazida por Cristo à humanidade. Por meio da sua morte e ressurreição, a salvação foi oferecida a todos os homens, sem distinção.
Trata-se, afirmou o Papa, de uma oferta não imposta. A salvação é um dom que requer sempre ser acolhido pessoalmente.

Por fim, referindo-se à Carta de São Paulo aos Romanos, que entregou a doze estudantes universitários, o Papa concluiu:

Eis, caros amigos, o que lhes entrego hoje: é uma mensagem de fé, que, ao mesmo tempo, é uma verdade que ilumina a mente, dilatando-a segundo os horizontes divinos; é uma verdade que orienta a vida real, porque o Evangelho é o caminho que leva a atingir a plenitude da vida.

 
Trata-se, disse por fim o Santo Padre, de um caminho percorrido por Jesus, que veio até nós, para que pudéssemos ir ao Pai. Eis o mistério do Advento e do Natal.

O Santo Padre concluiu sua homilia exortando os professores e os estudantes cristãos de Roma a ouvirem o Apóstolo dos Gentios, a fim de possam fazer a sua mesma experiência: o “Evangelho de Jesus Cristo é a força de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. (MT)







All the contents on this site are copyrighted ©.