2008-11-29 12:53:41

Acolher o apelo do homem de hoje e anunciar-lhe Cristo e o Evangelho: tarefa prioritária do sacerdote


(29/11/2008) O homem do nosso tempo, muitas vezes desorientado e preocupado com o futuro, tem necessidade de Deus. Os cristãos e de modo especial os sacerdotes têm a tarefa de acolher este apelo, anunciando-lhe Cristo e o Evangelho. – Lembrou-o o Papa Bento XVI recebendo neste sábado de manhã um numeroso grupo de seminaristas que frequentam três Seminários interdiocesanos correspondentes a quatro regiões italianas: Marcas, Puglia, e Abruzzi-Molise.
Evocando o recente Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, o Santo Padre sublinhou que, “é tarefa prioritária do presbítero semear a mãos largas no campo do mundo a Palavra de Deus que, como a semente da parábola evangélica, parece na realidade muito pequenina, mas, uma vez germinada, torna-se num grande arbusto e dá frutos abundantes”.
A questão que se pode contudo colocar – observou ainda o Papa - é a de saber se o homem contemporâneo continua a ter necessidade de Cristo e da sua mensagem da salvação. De facto, “no actual contesto social, existe uma certa cultura que parece mostrar-nos uma humanidade auto-suficiente, desejosa de realizar sozinha os seus próprios projectos, que opta por ser artífice única do seu próprio destino, e que portanto considerada inexpressiva a presença de Deus, excluindo-a portanto das suas opções concretas”.

“Num clima por vezes marcado por um racionalismo fechado em si mesmo, que considera único modelo de conhecimento o das ciências práticas, tudo o resto se torna subjectivo. Por consequência também a experiência religiosa corre o risco de ser vista como uma escolha subjectiva, não essencial nem determinante para a vida”.

Bento XVI considera que hoje em dia “por estas e outras razões se tornou mais difícil crer”. É “cada vez mais difícil captar a Verdade que é Cristo e dedicar a própria existência à causa do Evangelho”. Em todo o caso, o homem contemporâneo procura certezas, deseja pontos de referência seguros.

“O homem do terceiro milénio, como aliás de todas as épocas, tem necessidade de Deus e procura-O por vezes sem disso se dar conta. É tarefa dos cristãos, e de modo especial dos padres, de acolher esta aspiração profunda do coração humano, oferecendo a todos, com os meios e modos correspondentes às exigências dos tempos, a imutável Palavra de vida eterna que é Cristo, Esperança do mundo”.

A concluir a sua alocução aos seminaristas da Itália centro-sudeste, o Santo Padre evocou ainda o Ano Paulino em curso, convidando-os a imitarem o Apóstolos das gentes não só na sua incansável actividade evangelizadora, mas também e antes de mais, no “encontro com Cristo na escuta, leitura e estudo da Sagrada Escritura, na oração e meditação pessoal, na liturgia e em todas as actividades do dia a dia”.








All the contents on this site are copyrighted ©.