2008-11-16 13:30:06

PAPA: EVANGELHO PROMOVE COMPORTAMENTO ATIVO E PROPOSITIVO


Cidade do Vaticano, 16 nov (RV) - O papa pediu hoje aos cristãos que não tenham medo de acolher a mensagem do Evangelho e se dediquem a fazê-lo frutificar no campo histórico-social e para o bem do Reino de Deus.

Durante a oração do Ângelus, rezada no balcão de seu escritório para as milhares de pessoas que o aguardavam na Praça São Pedro, o papa comentou a parábola dos talentos, a antiga moeda romana de grande valor, que justamente graças à popularidade desta parábola, se tornou sinônimo de um ‘dom pessoal’ que devemos desenvolver.

“A parábola, explicou o Santo Padre, insiste na atitude interior com a qual acolhemos e valorizamos o dom do Reino de Deus: o comportamento errado é o medo, como o do servo que teve medo do retorno do patrão e soterrou a moeda, que não produziu frutos”.

O mesmo acontece, explicou, com quem recebeu os dons do batismo, da comunhão e da crisma, e os enterra sob uma camada de preconceitos, traindo as expectativas do Senhor. “Este tesouro recebido deve frutificar, ser compartilhado e participado” – frisou Bento XVI.

O papa recordou que este ensinamento do Evangelho teve influência também no âmbito histórico-social, promovendo em meio aos cristãos uma mentalidade ativa e propositiva; mas a mensagem central se refere ao espírito de responsabilidade com o qual acolher o Reino de Deus: responsabilidade para com Deus e a humanidade.

Após a sua reflexão, o papa rezou a oração mariana do Ângelus com os fiéis, recordando o mistério da encarnação de Jesus, filho de Deus que nasce de Maria, e na seqüência, dirigiu algumas palavras, em várias línguas, às milhares de pessoas presentes.

Em italiano, Bento XVI recordou que na próxima sexta-feira, celebra-se o dia de oração pelas comunidades religiosas de clausura, e agradeceu ao Senhor por todos os que vivem esta missão, dedicando-se totalmente à oração.

“Rezemos por eles – disse – e pelas novas vocações, e nos comprometamos em sustentar os mosteiros em suas necessidades materiais. Queridas irmãs e irmãos, sua presença na Igreja e no mundo é indispensável, sinto-me próximo de vocês e os abençôo com grande carinho”.

Em inglês, o Santo Padre lembrou que "hoje, terceiro domingo de novembro, recordamos especialmente as pessoas que morreram em conseqüência de acidentes rodoviários. Rezo por seu eterno descanso e pela consolação de suas famílias, que sofrem por sua perda”.

Em seguida, o papa implorou a todos – motoristas, passageiros e pedestres – a levarem a sério as palavras de São Paulo, propostas na liturgia de hoje: “sejam sóbrios e alertas”. “Nosso comportamento nas estradas deve ser responsável e caracterizado pela consideração e pelo respeito pelos outros. Que a Virgem Maria nos conduza com segurança pelas ruas e estradas do mundo”.
(CM)









All the contents on this site are copyrighted ©.