2008-10-19 13:50:21

NO ANGELUS, BENTO XVI PEDE ORAÇÕES PELO VI ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS


Pompéia, 19 out (RV) - No final da celebração eucarística no santuário mariano de Pompéia, como todos os domingos Bento XVI proferiu sua alocução antes da oração mariana do Angelus.

Mais uma vez, o papa pediu orações pela Assembléia ordinária do Sínodo dos Bispos, "para que possa produzir frutos de autêntica renovação de todas as comunidades cristãs".

O Dia Mundial das Missões, celebrado hoje, afirmou o pontífice, também oferece outra especial intenção de oração. Neste Ano Paulino, o Dia missionário propõe à meditação a célebre expressão do Apóstolo dos Gentios: "Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho".

"Neste mês de outubro, mês das missões e do Terço, quantos fiéis e quantas comunidades oferecem o santo Rosário pelos missionários e pela evangelização! Sinto-me feliz por encontrar-me justamente hoje, nesta festa, aqui em Pompéia, no mais importante santuário dedicado a Nossa Senhora do Rosário. Isso me dá a oportunidade de destacar com maior força que o primeiro compromisso missionário de cada um de nós é propriamente a oração. É primeiramente rezando que se prepara o caminho ao Evangelho; é rezando que se abrem os corações ao mistério de Deus e se dispõem as almas a acolher a sua Palavra de salvação."

Neste dia, continuou o papa, há outra feliz coincidência: justamente hoje, em Lisieux, na França, foram beatificados Louis Martin e Zélie Guérin, pais de santa Teresa do Menino Jesus, declarada por Pio XI padroeira das missões.

Esses novos bem-aventurados, disse o papa, acompanharam e compartilharam, com sua oração e com seu testemunho evangélico, o caminho da filha chamada pelo Senhor a consagrar-se a Ele sem reservas entre as paredes do Carmelo.

Com esta beatificação, acrescentou Bento XVI, "gostaria de propor outra intenção, tão importante para mim: a família, cujo papel é fundamental na educação dos filhos a um espírito universal, aberto e responsável em relação ao mundo e aos seus problemas, como também na formação das vocações à vida missionária. Invoquemos a materna proteção de Nossa Senhora de Pompéia sobre todos os núcleos familiares, pensando já no VI Encontro Mundial das Famílias, programado em Cidade do México em janeiro de 2009".

Depois do Angelus, o papa almoçou com os bispos da região italiana da Campânia, no Palácio da Delegação pontifícia de Pompéia.
 À tarde, Bento XVI reza o Terço no Santuário de Pompéia. Seu retorno ao Vaticano está previsto para as 19h, hora local. (BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.