2008-10-18 16:53:22

CELEBRA-SE NESTE DOMINGO O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES: "SERVOS E APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO"


Cidade do Vaticano, 18 out (RV) - Celebra-se neste domingo, 19 de outubro, o Dia Mundial das Missões, que tem como tema "Servos e apóstolos de Jesus Cristo".
Este tempo que a Igreja está vivendo é um tempo especial, dedicado ao fortalecimento de sua índole missionária. A mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Missões _ neste domingo _ convida todos os batizados a se tornarem apóstolos de Cristo Jesus, seguindo os ensinamentos do "apóstolo dos gentios", São Paulo.
Três eventos importantes _ a XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Ano Paulino e o Dia Mundial das Missões _ celebrados concomitantemente, representam, para os fiéis, um renovado convite a anunciar o Evangelho ao mundo. Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, o papa sublinha que a "missão é uma questão de amor". "A atividade missionária _ acrescenta _ é a resposta do amor que Deus sente por nós."
Conosco o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Pe. Gianni Cesena, a quem perguntamos: Como promover _ no mundo de hoje, onde existe tanta pobreza, violência e discriminação _ o encontro entre o anúncio da Palavra e a esperança do Evangelho?
Pe. Gianni Cesena:- "A encarnação de Jesus Cristo é Deus feito homem. Portanto, é necessário ter o olhar voltado para o alto, para o Pai que envia o Filho, e o olhar voltado para os irmãos, isto é, para os mais necessitados. O Evangelho nos mostra Jesus sempre próximo daqueles que mais necessitavam, tanto da sua misericórdia quanto da sua cura."
P. Em quais regiões do mundo e em que âmbitos da sociedade de hoje é necessária e mais urgente a obra de evangelização?
Pe. Gianni Cesena:- "Hoje temos todos diante dos olhos situações muitas extremas como as existentes no Iraque, no estado indiano de Orissa e na região do Kivu do Norte, na República Democrática do Congo. Mas é difícil dizer se exista uma urgência superior às demais. É preciso desenvolver uma nova mentalidade, para compreender o que esses povos estão vivendo para resgatar-se. Devemos fazer com que os líderes dessas nações possam ser motivados pelo Evangelho, a agirem não em benefício próprio, mas em benefício dos demais."
P. Todos são chamados a ser "servos e apóstolos de Jesus Cristo". Como os leigos também podem ser missionários na vida cotidiana e responder ao amor de Deus?
Pe. Gianni Cesena:- "Deve-se comunicar o Evangelho em um mundo em transformação. Não se devem temer as transformações do mundo. Freqüentemente, na vida social, há uma tendência a viver e a raciocinar segundo critérios idólatras. Até mesmo a crise financeira destes dias nos demonstra _ como disse o Santo Padre _ que muitas coisas são relativas. O dinheiro é relativo e talvez, algumas vezes, tenhamos vivido apoiados nesse ídolo, sem dar importância ao que é essencial." (AF)







All the contents on this site are copyrighted ©.