2008-10-08 12:13:32

Para São Paulo, Jesus Cristo é antes de mais a vida da nossa vida, aqui e agora. Bento XVI na Audiência Geral


(8/10/2008) Mais de vinte mil pessoas participaram, nesta quarta-feira, na Praça de São Pedro, sob um sol outonal, à audiência geral com o Papa, que prosseguiu a catequese que tem vindo a desenvolver sobre o Apóstolo dos Gentios, neste “Ano Paulino”.

Depois de ter falado, nas semanas passadas, sobre o encontro de Paulo com Cristo ressuscitado, no caminho de Damasco, Bento XVI deteve-se a considerar qual foi o conhecimento que aquele teve da existência terrestre de Jesus. Antes de mais, recordou, há que ter presente a distinção que o próprio Apóstolo faz do conhecer “segundo a carne” ou “segundo o Espírito”. Foi sobretudo através da comunidade cristã que Paulo conheceu o Jesus terrestre. Podemos distinguir três formas de se lhe referir.
Há referências explícitas a certos acontecimentos – como a Última Ceia ou a função de Pedro, assim como citações de palavras de Jesus. Além disso, em certas passagens das Cartas de Paulo, podemos entrever alusões à tradição atestada nos Evangelhos sinópticos. Finalmente, há também importantes consonâncias entre o pensamento de Paulo e a pregação de Jesus – por exemplo sobre o Reino de Deus.
A propósito da identidade de Jesus – observou o Papa – note-se que Paulo não fala d’Ele como “Filho do homem”, nem o classifica como “mestre” ou “profeta”, como fazem os Evangelhos. Para Paulo, Jesus é muito mais do que isso: Ele é “o Senhor”. São Paulo não pensa em Jesus como alguém do passado. Para ele, Jesus Cristo é antes de mais a vida da nossa vida, aqui e agora. Uma magnífica mensagem para nós!

Entre as saudações dirigidas, em várias línguas, aos diversos grupos presentes nesta audiência geral, não faltou uma em português: RealAudioMP3
Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha cordial saudação para todos os presentes, mormente os grupos paroquiais referidos de Itapecerica da Serra, Monte Sião e São Paulo, no Brasil. Bem-vindos a Roma! Pisais terra santa, banhada pelo sangue dos mártires. Quiseram obrigá-los a deixar Cristo para salvarem a vida, mas eles responderam que a sua vida era Cristo; e, certos disso, preferiram Cristo à própria vida. Possa a mesma certeza iluminar a vida de cada um de vós e dos vossos familiares, que de coração abençoo.











All the contents on this site are copyrighted ©.