2008-10-06 12:28:29

CARD. OUELLET: "PALAVRA DEVE SER ANUNCIADA A TODAS AS NAÇÕES E CULTURAS"


Cidade do Vaticano, 06 out (RV) - Após o pronunciamento do secretário-geral, dom Nikola Eterovic, foi a vez do relator-geral, o arcebispo de Québec, no Canadá, cardeal Marc Ouellet, que começou seu discurso com o tema “O verbo da Nova e eterna Aliança, Jesus Cristo”.

Nas palavras dedicadas ao diálogo da Igreja com o ‘Deus que fala’, o cardeal canadense ressaltou a tradição da Lectio divina, praxe da contemplação gloriosa da Sagrada Escritura. A este propósito, ele disse esperar que o Sínodo encoraje a busca de estratégias novas, simples e atraentes para desenvolver o gosto e a prática da leitura continua, comunitária e pessoal, da Palavra de Deus.

Em seguida, o cardeal abordou em detalhes a interpretação eclesial da Palavra de Deus, seus elementos problemáticos, o sentido espiritual das Escrituras, e enfim, a relação entre exegese e teologia. Dom Ouellet explicou que ambas se interessam do mesmo objeto, a Palavra de Deus, mas com perspectivas diferentes e complementares. Métodos exegéticos e teológicos – segundo o pronunciamento do relator-geral do Sínodo – devem refletir a interdependência da ‘letra’, do Espírito e da fé, no trabalho de interpretação da Palavra.

Após repassar brevemente a questão histórica, o ‘Jesus do Evangelho’, e a ‘Igreja, serva da Palavra’, dom Marc Ouellet tocou ainda o importante tema do diálogo com as nações e as religiões: “Entre os interlocutores dos diversos diálogos da Igreja com as nações, o povo hebraico – disse ele – ocupa um lugar particular, pois é o herdeiro da primeira Aliança, com o qual compartilhamos as Sagradas Escrituras. E esta herança comum nos convida à esperança”. “O Judaísmo e o Islamismo, ou seja, as duas religiões que, como o cristianismo, descendem do mesmo pai, Abraão, são aliados da Igreja católica na luta à secularização e o liberalismo e pelo reconhecimento do papel público da fé”.

Enfim, no que concerne à Palavra de Deus como serviço ao homem, o arcebispo de Quebec afirmou que a atividade missionária da Igreja encontra suas raízes na missão de Cristo e do Espírito, que releva e difunde a comunhão trinitária em todas as culturas do mundo. “A dimensão salvífica universal do mistério pascal de Cristo pede o anúncio da Boa Nova a todas as nações e também a todas as religiões” - concluiu. (CM)








All the contents on this site are copyrighted ©.