2008-09-10 12:17:48

AUDIÊNCIA GERAL: SÃO PAULO, O EVANGELIZADOR POR EXCELÊNCIA


Cidade do Vaticano, 10 set (RV) - Na catequese da audiência geral desta quarta-feira, também hoje dedicada a São Paulo, Bento XVI destaca que Paulo de Tarso ensina que ser apóstolo significa anunciar a “alegria de Cristo” ao mundo.
O papa deteve-se de modo particular na nova condição de vida a que Paulo se sentia investido pelo Senhor de anunciar o seu Evangelho na qualidade de apóstolo e concluiu fazendo votos de que as testemunhas do Evangelho de todos os tempos sejam essencialmente “apóstolos da alegria de Cristo”.
A serviço do Evangelho “vinte e quatro horas ao dia”, corajoso até a abnegação em suportar, em nome e por amor a Jesus, açoites, prisões, naufrágios, fadigas, viagens extenuantes. O papa explicou que Paulo de Tarso sabia muito bem que a palavra “apóstolo” quer dizer “enviado”, um embaixador, portador da mensagem de alguém por quem doar-se ao extremo. E sendo o próprio Cristo este “alguém” que o havia arrebatado às portas de Damasco, Paulo sabe muito bem igualmente – como o ressalta inclusive nas suas Cartas – que ele se fez apóstolo por um verdadeiro chamamento interior e não por um ato de vontade humana; o apóstolo não se faz por si, mas é feito tal pelo Senhor.
“Em definitiva, é o Senhor quem constitui no apostolado, não a presunção pessoal. O apóstolo não se faz por si, mas é feito tal pelo Senhor; por isto, o apóstolo precisa ter sempre como ponto de referência o Senhor. Não é por acaso que Paulo diz que é «apóstolo por vocação», ou seja, «não da parte de homens, nem por meio de algum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai»”.
Um escolhido, portanto, “como que selecionado pela graça de Deus”, o qual se, de um lado, reconhece plenamente a supremacia dos Doze escolhidos por Jesus durante a vida terrena de Cristo, definindo-se em várias ocasiões como “o ínfimo dos apóstolos”, do outro, manifesta uma concepção mais ampla do empenho que cabe a um anunciador do Evangelho:
“Faz-se claro, portanto, que o conceito paulino de apostolado não se restringe ao grupo dos Doze. Paulo sabe naturalmente distinguir bem o seu caso do caso daqueles que foram apóstolos antes dele: reconhece a esses um lugar todo especial na vida da Igreja. No entanto, como todos sabem, também São Paulo interpreta-se a si mesmo como apóstolo em sentido estrito. Certo é que, no tampo das origens cristãs ninguém percorreu tantos quilômetros quanto ele, por terra e por mar, com o único objetivo de anunciar o Evangelho”.
Ser escolhido por “iniciativa” divina e ser enviado são duas das três características que Bento XVI destacou da concepção que se tem do termo “apóstolo” na experiência paulina. A terceira característica refere-se ao ”exercício do anúncio do Evangelho” com a “conseqüente fundação de igrejas”. “O título de apóstolo não é e não pode ser um título honorífico, afirmou o papa. Esse título empenha concretamente e mesmo dramaticamente toda a existência da pessoa em questão”:
“Um elemento típico do verdadeiro apóstolo, que São Paulo destaca bem, é uma espécie de identificação entre Evangelho e evangelizador, ambos destinados à mesma sorte. Com efeito, ninguém como Paulo evidenciou que o anúncio da cruz de Cristo se afigura como ‘escândalo e loucura’ ante a qual muitos reagem com a incompreensão e a rejeição. É o que acontecia naquele tempo e não deve admirar que aconteça o mesmo também hoje (…) É esta a missão de todos os apóstolos de Cristo em todos os tempos: ser cooperadores da verdadeira alegria”. 
Ao final da audiência, como sempre, o papa saudou os diversos grupos presentes nas suas respectivas línguas. Ouçamos as suas palavras em português, seguidas da Bênção Apostólica:
"Caros amigos, saúdo cordialmente a quantos me escutam de língua portuguesa, em particular os portugueses da Paróquia de Matosinhos, e os brasileiros do Rio Grande do Sul e de Mauá em São Paulo. Sede bem-vindos! E que leveis desta visita a Roma a certeza que é apelo: Jesus Cristo morreu por nós, para a nossa salvação! Que vos iluminem os testemunhos de São Pedro e São Paulo e vos assista a graça de Deus, que imploro para vós e vossas famílias, com a Bênção Apostólica". RealAudioMP3
Depois da audiência geral, Bento XVI deixou o Vaticano, de helicóptero, e regressou à Residência papal de verão em Castel Gandolfo, onde permanecerá até o final deste mês de setembro.









All the contents on this site are copyrighted ©.