2008-09-03 12:04:49

PAPA NA AUDIÊNCIA: "SOMOS CRISTÃOS SOMENTE QUANDO ENCONTRAMOS CRISTO"


Cidade do Vaticano, 03 set (RV) - Bento XVI deixou esta manhã a residência de verão de Castel Gandolfo para vir ao Vaticano e encontrar os fiéis na Sala Paulo VI para a Audiência Geral.

Na catequese de hoje, o papa falou novamente sobre São Paulo, de um momento decisivo na vida deste Apóstolo: o seu encontro com Cristo, conhecido como “conversão”.

Este encontro deu-se a caminho de Damasco e foi decisivo porque Paulo se transformou de perseguidor da Igreja em Apóstolo do Evangelho.

“De modo inesperado, Paulo começou a considerar perda de tempo, lixo, tudo aquilo que antes constituía para ele o máximo ideal, quase a razão de ser da sua vida”, explicou o papa. Mas o que?

Sobre o que a aconteceu neste episódio, São Lucas oferece três relatos do ocorrido, assim como o próprio Paulo em suas Cartas. Mais do que uma conversão, Paulo viveu o encontro com Cristo como o fundamento do seu apostolado, como o encargo da evangelização e da missão.

Bento XVI recorda que se tratou de um evento que não pode ser interpretado com categorias meramente psicológicas. Naquele momento, o Apóstolo foi conquistado por Cristo e esta convicção remodelou todo seu patrimônio espiritual e orientou suas forças para um novo propósito.

Paulo, afirma o papa, não se encontrou com um personagem histórico, mas com Jesus, Pessoa viva que se apresentou a ele como único Salvador e Senhor. Isso é válido igualmente para nós, que não seguimos um ideal filosófico ou um código moral, mas sim Jesus Cristo. O pontífice recordou:

“Somos cristãos somente se encontramos Cristo. Não certamente como aconteceu com Paulo, de modo irresistível e luminoso. Mas também nós podemos encontrar Cristo na leitura das Sagradas Escrituras, na oração, na vida litúrgica. Tocar o coração de Cristo e sentir que Cristo toca o nosso coração.”

Para o papa, o episódio nos ensina que não devemos reservar Cristo somente para nós, mas sentir a exigência de anunciá-Lo aos outros. Para isso, é necessário recorrer a Deus:

“Peçamos ao Senhor para que nos ilumine para que nos doe, à nossa maneira, o encontro com a sua presença e, assim, uma fé vivaz, um coração aberto e uma grande caridade por todos, que renova o mundo.”

Ao final da catequese, Bento XVI cumprimentou os fiéis em várias línguas. Ouça sua saudação em português: “Ao saudar cordialmente todos os peregrinos e visitantes de língua portuguesa, dou as boas-vindas, em particular:
- ao grupo de Escoteiros das Paróquias de São Pedro e Santa Maria de Óbidos, e aos visitantes vindos de Portugal: faço votos por que a Mãe do Redentor vos ilumine e vos conforte com a sua intercessão na caminhada da fé;
- por fim desejo muitas felicidades, com a certeza das minhas preces, ao grupo da Inspetoria salesiana de Manaus e a todos os visitantes que vieram do Brasil para ajoelhar-se junto ao túmulo de São Pedro.
Possa também este Ano Paulino estimular todos a seguirem os vestígios do Apóstolo das Gentes, na procura constante e irrenunciável de Jesus Cristo, nosso Salvador. Com a minha Bênção Apostólica”. RealAudioMP3 (BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.