2008-06-11 12:33:15

São Columbano, monje irlandês do século VI, evangelizador da Europa setentrional: tema da audiência geral


Era um dos santos mais conhecidos ao longo da Idade Média – fez notar o Papa. Desenvolveu a sua actividade em diversos países da Europa ocidental, consciente da unidade cultural da Europa. "Com a sua energia espiritual, com a sua fé, com o seu amor a Deus e ao próximo, tornou-se realmente um dos Pais da Europa: ele mostra-nos também hoje onde estão as raízes das quais pode renascer esta nossa Europa", assinalou.


Nascido na Irlanda, tinha vinte anos quando entrou num mosteiro, dedicando-se a uma vida de oração, ascese e estudo. Aos 50 anos, com uma dúzia de outros monjes, empreendeu uma missão no continente europeu. Fundou três mosteiros em terra dos Francos, nomeadamente Luxeil, onde viveu vinte anos e escreveu a « Regra dos monjes ».
O seu ideal monástico caracteriza-se por uma severa chamada à conversão e ao desapego das coisas terrenas, a fim de que o homem se abra livremente ao amor de Deus e a ele corresponda com todo o se user, reconstruindo deste modo en si mesmo a imagem de Deus. Nesse sentido, São Columbano introduziu no Continente a prática da confissão privada e a « penitência » correspondente, proporcional à gravidade do pecado cometido.

Ouçamos a saudação que Bento XVI dirigiu aos peregrinos de língua portuguesa : RealAudioMP3
« Uma saudação afectuosa para todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular os grupos vindos do Brasil e o Coro de Santa Maria de Belém, em Lisboa: Procurai imitar a Virgem Maria, cujo coração exultava no Senhor, não se cansando de meditar e celebrar as maravilhas do Omnipotente! No meio das amarguras da vida, sede os cantores daquela alegria com que Deus olha e abraça todas as suas criaturas. Implorando abundantes graças e as melhores prosperidades cristãs para vós e vossas famílias, dou-vos a minha Bênção.”








All the contents on this site are copyrighted ©.