2008-05-18 17:40:49

"Igreja de Génova, sê unida e missionária!" "A Trindade é ao mesmo tempo unidade e missão" - Bento XVI na Missa celebrada em Génova, domingo à tarde


Concluiu-se a breve mas intensa visita pastoral que Bento XVI realizou sábado à tarde e domingo, a Savona e Génova, na costa norte-ocidental italiana da Ligúria.
Último momento do programa a Missa celebrada numa Praça de Génova. Comentando as Leituras do domingo da Santíssima Trindade, o Papa sublinhou que esta festa “nos convida a contemplar o Senhor, que, num certo sentido, nos convida a subir ao monte, como Moisés”. Se à primeira vista isso parece afastar-nos do mundo e dos seus problemas (observou), na realidade assim não é, pelo contrário: conhecendo mais de perto a Deus, recebem-se também preciosas indicações práticas para a vida.

“Do nome de Deus depende a nossa história; da luz do seu rosto, o nosso caminho. / Da realidade de Deus, que Ele próprio nos deu a conhecer revelando-nos o seu nome, deriva uma certa imagem de homem, isto é, o conceito exacto de pessoa”.

“Se Deus é uma unidade dialógica, substância em relação, a criatura humana, feita à sua imagem e semelhança, reflecte essa constituição: está portanto chamada a realizar-se no diálogo, no colóquio, no encontro” – prosseguiu o Papa, na mesma ordem de ideias. “Em particular, Jesus revelou-nos que o homem é essencialmente filho, criatura que vive na relação com Deus Pai. O homem não se realiza em autonomia absoluta, com a ilusão de ser Deus, mas, pelo contrário, reconhecendo-se como filho, criatura aberta, em tensão para com Deus e os irmãos, em cujo rosto encontra a imagem do Pai comum”.
“Esta concepção de Deus e do homem está na base de um correspondente modelo de comunidade humana, e portanto de sociedade” – sublinhou o Papa. “Um modelo que tem a primazia sobre toda e qualquer regulamentação normativa, jurídica, institucional, e antes mesmo de quaisquer especificações culturais”.

“Um modelo de família humana transversal a todas as civilizações, que nós cristãos costumamos exprimir desde crianças afirmando que os homens são todos filhos de Deus e portanto irmãos… É uma concepção que assenta sobre a ideia de Deus Trindade, do homem como pessoa (não mero indivíduo) e da sociedade como comunidade (não mera colectividade).

“Numa sociedade situada entre globalização e indivíduo, a Igreja está chamada a oferecer um testemunho de koinonia, de comunhão – sublinhou ainda o Papa. Esta realidade não vem da base, de baixo, mas é um mistério que tem, por assim dizer, as raízes no céu: precisamente em Deus uno e trino”… Segundo a grande síntese do Concílio Vaticano II: “a Igreja, mistério de comunhão, é em Cristo como um sacramento, isto é, sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano”.

“Também aqui, nesta grande cidade, como também no seu território, com a variedade dos respectivos problemas humanos e sociais, a Comunidade eclesial, hoje como ontem, é acima de tudo o sinal, pobre mas verdadeiro, de Deus Amor, cujo nome está impresso no ser profundo de cada pessoa e em cada experiência de autêntica socialidade e solidariedade”.

A concluir, Bento XVI acrescentou ainda algumas exortações particulares. Antes de mais, o cuidado da formação espiritual e catequística, uma formação “substancial”, disse. Aos adultos e aos jovens, o Papa pediu-lhes que cultivem “uma fé pensada, capaz de dialogar em profundidade com todos”. Aos “jovens empenhados num caminho vocacional, Bento XVI exortou-os a não terem medo de um “itinerário formativo sério e exigente”. Finalmente, o apelo a crescer na dimensão missionária:

“De facto a Trindade é ao mesmo tempo unidade e missão: quanto mais intenso é o amor, mais forte é o impulso a difundir-se, a dilatar-se, a comunicar-se… / Caros amigos, encarai o futuro com confiança e tratai de construí-lo conjuntamente, evitando facciosismos e particularismos, colocando o bem comum acima dos interesses particulares, por legítimos que sejam… / O Senhor caminhe sempre no meio de vós e faça de vós a sua herança… “








All the contents on this site are copyrighted ©.