2008-03-26 12:49:12

Reafirmar com vigor a fé na ressurreição de Cristo, verdade fundamental da fé cristã: Papa na audiência geral


(26/3/2008) A “verdade histórica” da ressurreição de Cristo, “verdade fundamental” da fé cristã, “está amplamente documentada, embora não falte, tanto hoje como no passado, quem de diversos modos a ponha em dúvida ou até mesmo a negue”: afirmou Bento XVI, na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, numa catequese dedicada ao significado do mistério pascal.
“A novidade da ressurreição não envelhece. Jesus está sempre vivo. É importante reafirmar esta verdade fundamental da fé cristã O enfraquecer da fé na ressurreição de Jesus fragiliza o testemunho dos crentes” – advertiu o Papa. “Se vem a faltar, na Igreja, a fé na ressurreição, tudo se abate. Pelo contrário, a adesão de coração e de mente a Cristo morto e ressuscitado transforma a vida e ilumina toda a existência das pessoas e dos povos”.


“Não é porventura a certeza de que Cristo ressuscitou o que imprime coragem, audácia profética e perseverança aos mártires de cada época? Não é o encontro com Jesus vivo a converter e fascinar tantos homens e mulheres que desde os inícios do cristianismo continuam a abandonar tudo para o seguir e para colocar a própria vida ao serviço do Evangelho?” Se Cristo não ressuscitou, dizia o apóstolo Paulo, então é vã a nossa pregação e vã a nossa fé. Mas Cristo ressuscitou. A ressurreição de Cristo é um grande mistério que transformou o rosto da história. É esta a prova certa que vale também para nós e para todos os tempos.
Bento XVI concluiu a sua catequese fazendo votos de que “a alegria destes dias torne ainda mais firme a nossa fiel adesão a Cristo crucificado e ressuscitado. Deixemo-nos conquistar pelo fascínio da ressurreição de Jesus!”


Entre os muitos peregrinos presentes, encontravam-se portugueses de Bragança, do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, a quem Bento XVI reservou uma saudação na nossa língua: RealAudioMP3


Amados Irmãos e Irmãs,

Aos peregrinos de língua portuguesa que aqui vieram, mormente os portugueses do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Bragança, convido a viverem a alegria pascal correspondendo com fé e optimismo cristãos aos dons que Cristo Nosso Senhor fez nascer do alto da Cruz. Se fordes coerentes com a vossa fé, sereis Cristo presente entre os homens!
Que o Deus de toda a consolação abençoe vossos lares e o trabalho de cada um, para serdes portadores de paz e de alegria na esperança da feliz ressurreição no dia do Senhor!










All the contents on this site are copyrighted ©.