2008-02-12 20:11:54

CARDEAL VANHOYE: "NO SACERDÓCIO, DEVEM-SE UNIR AUTORIDADE E MISERICÓRDIA!"


Cidade do Vaticano, 12 fev (RV) - Cristo digno de fé tem direito à nossa adesão de fé. Cristo misericordioso suscita a nossa plena confiança: esse foi o ponto central da reflexão do Cardeal Albert Vanhoye, na meditação dos exercícios espirituais da Quaresma, para o papa e a Cúria Romana. Os exercícios tiveram início no domingo e se concluirão no próximo sábado, dia 16.

Nesse período, estão suspensas as audiências e as atividades habituais do Santo Padre, inclusive a Audiência Geral de amanhã desta quarta-feira. As duas meditações desta manhã foram: "Cristo sumo sacerdote digno de fé" e "Cristo sumo sacerdote misericordioso".

Na primeira meditação _ "Cristo sumo sacerdote digno de fé" _ o cardeal ressaltou que Cristo se fez em tudo igual aos irmãos, para tornar-se sumo sacerdote misericordioso e digno de fé. Essas são duas qualidades indispensáveis para exercer a mediação sacerdotal e o ministério pastoral _ observou o purpurado.

"Essas duas qualidades devem estar presentes necessariamente juntas, para fazer um sacerdote. Um homem cheio de compaixão pelos irmãos, mas não credenciado junto a Deus, não poderia exercer a mediação sacerdotal, estabelecer a aliança. No caso inverso, um ser credenciado junto a Deus, mas a quem faltasse uma ligação de solidariedade conosco, não poderia ser o nosso sacerdote."

Se se tem fé na palavra de Deus se procede com coragem, sabendo ser sempre ajudado pelo Senhor, porque tudo é possível para quem crer _ explicou, a seguir, o cardeal.

Na segunda meditação _ "Cristo sumo sacerdote misericordioso" _ o pregador ilustrou a qualidade sacerdotal da misericórdia, sentimento em Cristo profundamente permeado de humanidade. Em Jesus é compaixão adquirida com a participação na sorte de seus semelhantes _ acrescentou.

"Portanto, não se trata, simplesmente, do sentimento superficial de quem se comove facilmente. Trata-se de uma capacidade adquirida mediante a experiência pessoal do sofrimento. É preciso ter passado pelas mesmas provações, pelos mesmos sofrimentos daqueles que queremos ajudar. Cristo sabe compadecer-se porque, em tudo, foi provado como nós."

O Cardeal Vanhoye indicou o caminho para interpretar corretamente a nossa participação no sacerdócio de Jesus. Devemos nos tornar profundamente solidários com os nossos irmãos e assumir as alegrias, as esperanças e as aspirações dos outros, para manifestar-lhes o amor de Deus e conduzi-los na comunhão divina _ afirmou. (RL/AF)







All the contents on this site are copyrighted ©.