2008-01-23 12:41:32

Bento XVI evoca o impulso que o Concílio Vaticano II imprimiu ao movimento ecuménico


(23/1/2008) “A urgência do caminho ecuménico advertiu-se ainda mais graças ao vento profético do Concílio”: foi com estas palavras que Bento XVI, na audiência geral desta quarta-feira, quis prestar homenagem ao impulso que o Vaticano II imprimiu ao diálogo com as Igrejas e confissões cristãs. Movimento que – observou o Papa – “foi encontrando, de ano para ano, na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, um dos momentos mais profícuos”. E recordou que esta iniciativa iniciou faz agora 100 anos, correspondendo à invocação de Jesus ao Pai “Que eles sejam uma só coisa, para que o mundo creia que tu me enviaste”.

A dificuldade de crer é uma experiência comum a todos nós – sublinhou Bento XVI. De facto, o mundo sofre pela ausência de Deus, que parece inacessível. “Mas como se poderá conhecer o rosto de Deus se nós, cristãos, estamos uns contra os outros? Só na unidade podemos mostrar ao mundo o rosto de Deus!” Em todo o caso – fez notar o Papa – “é evidente que não é com as nossas estratégias que podemos obter a unidade entre os cristãos. Com a nossa disponibilidade podemos, contudo, abrir o caminho a Cristo: na conversão” podemos encontrar o dom da unidade”.

“O Concílio Ecuménico Vaticano II prestou grande atenção a este tema, especialmente com o Decreto sobre o ecumenismo Unitatis redintegratio. Ali se recorda que é a oração o elemento central de todo o caminho ecuménico, que vivificou e continua a vivificar este itinerário para a plena comunhão. O Concílio recomenda, por outro lado, a oração comum como expressão de fé que une os discípulos de Cristo, a fim de que as comunidades cristãs tomem consciência das contradições geradas pelas divisões e manifestem a intenção de obedecer à vontade de Cristo, que rezou para que todos os seus discípulos fossem como uma só coisa, para que o mundo creia”.
Na próxima sexta feira dia 25, no encerramento do oitavário de oração pela unidade dos cristãos , Bento XVI presidirá, a uma celebração na Basílica de São Paulo fora de muros, para a qual são convidados os representantes das Igrejas e Comunidades eclesiais de Roma. Marcará presença igualmente o Pastor Samuel Kobia, Secretário-geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, que engloba 347 membros.








All the contents on this site are copyrighted ©.