2007-11-14 13:54:56

Familiarizar-se com a Palavra de Deus, para aí encontrar Cristo, como fizeram S. Jerónimo e Santa Teresa do Menino Jesus: o Papa, na audiência geral


(14/11/2007) Para um crente, é essencial abordar e ler os textos bíblicos, mas tal deve ser sempre feito “em sintonia com o magistério da Igreja”. Prosseguindo, na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, a catequese que tinha iniciado há oito dias sobre São Jerónimo, Bento XVI voltou a referir “a alegria e a importância de uma pessoa se familiarizar com os textos bíblicos”, acrescentando porém a advertência de que “não podemos ler isoladamente a Sagrada Escritura”: “encontramos demasiadas portas fechadas e enveredamos por erros”.
“É essencial para o crente abordar os textos bíblicos, sobretudo o Novo Testamento - sublinhou o Papa, que voltou a evocar a afirmação de S. Jerónimo, citada na Constituição “Dei Verbum”, do Concílio Vaticano II: “Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. E prosseguiu, improvisando em parte: “A Bíblia, instrumento com o qual em cada dia Deus fala aos fiéis, torna-se estímulo e nascente de vida cristã, para todas as situações e para cada pessoa. Ler a Escritura é conversar com Deus. O estudo e a meditação da Escritura tornam o homem sábio e sereno”.
Em todo o caso, “para penetrar cada vez mais profundamente a Palavra de Deus, é necessária uma aplicação constante e progressiva”. Se, “com a meditação e a ciência das Escrituras se mantém o equilíbrio da alma”, “só o profundo espírito de oração e a ajuda do Espírito Santo nos podem introduzir na compreensão da Bíblia”. E é aqui que é importante a “sintonia com o magistério da Igreja”: “só nesta comunhão guiada pela comunhão do povo de Deus – advertiu Bento XVI – podemos realmente entrar no núcleo da verdade que o próprio Deus nos quer dizer”.
“Para Jerónimo – recordou – uma autêntica interpretação da Bíblia deve estar em harmónica concordância com a fé da Igreja. E esta não é uma coisa imposta de fora, a este livro. É o livro que é voz do povo de Deus peregrinante. E só na fé deste povo estamos naquela justa sintonia em que se pode compreender a Sagrada Escritura”.
E “dado que Jesus Cristo fundou a sua Igreja sobre Pedro, cada cristão deve estar em comunhão com a sede de Pedro” – concluiu o Papa.

Não faltou, também esta semana, uma saudação especial para os peregrinos de língua portuguesa: RealAudioMP3

Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa:
Saúdo os que me ouvem, desejando-lhes todo o bem, com as graças divinas, na sua caminhada como novo Povo de Deus. Em particular, sejam bem-vindos os grupos de peregrinos do Brasil e de Portugal: abençoando-vos, penso em vossos entes queridos. Que sejais felizes!

Nas saudações em italiano, quase no final da audiência, Bento XVI dirigiu uma saudação especial aos familiares dos 19 militares italianos que, há quatro anos, a 12 de Novembro de 2003, pereceram vítimas de um ataque terrorista, em Nassyria, no Iraque. Exprimindo a sua proximidade e solidariedade aos parentes presentes, o Papa fez votos a favor de “um renascimento do povo iraquiano”:
“Que a memória destes nossos irmãos e de quantos sacrificaram o bem supremo da vida pelo nobre objectivo da paz contribua para manter o caminho do renascimento, cheio de esperança, do povo iraquiano”.

Nas palavras pronunciadas em francês, Bento XVI dirigiu uma saudação particular aos peregrinos que acompanharam a Roma, nestes dias, as relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face.
“Recordamos que há 120 anos, a pequena Teresa veio encontrar-se com o Papa Leão XIII, pedindo-lhe autorização para entrar no Carmelo apesar da sua tenra idade. Há 80 anos, o Papa Pio XI proclamava-a Padroeira das Missões e, em 1997, João Paulo II declarava-a Doutora da Igreja. Depois desta audiência, terei a alegria de rezar diante das suas relíquias, como numerosos fiéis o podem fazer durante toda a semana em diferentes igrejas de Roma.
Santa Teresa teria querido aprender as línguas bíblicas para melhor ler a Escritura. Que, seguindo o seu exemplo e o de São Jerónimo, possais encontrar tempo para ler a Bíblia de maneira regular. Familiarizando-vos com a Palavra de Deus , aí encontrareis a Cristo, para permanecer em intimidade com Ele!”








All the contents on this site are copyrighted ©.