2007-10-01 18:07:40

PAPA PEDE NOSSAS ORAÇÕES PARA QUE OS CRISTÃOS POSSAM TER FÉ E CORAGEM, NOS PAÍSES EM QUE SÃO MINORIA


Cidade do Vaticano, 1º out (RV) - O Santo Padre propõe, neste mês de outubro, ao Apostolado da Oração e a todos os fiéis do mundo, a seguinte intenção geral: "Para que os cristãos que se encontram em situação de minoria, tenham a força e a coragem de viver a fé e de perseverar no testemunho da mesma".

Por outro lado, Bento XVI pede nossas orações, neste mês dedicado às missões, pela seguinte intenção missionária: "A fim de que o Dia Mundial das Missões seja uma ocasião propícia para suscitar uma consciência missionária, cada vez mais profunda, em cada um dos batizados".

Recordamos que o tema do 81º Dia Mundial das Missões, que será celebrado no próximo dia 21 de outubro, é: "Todas as Igrejas para o mundo inteiro".

O mês de outubro, segundo a Igreja no Brasil, é dedicado às missões e, precisamente hoje, a liturgia celebra a memória de Santa Teresa de Lisieux, padroeira das missões.

Em sua mensagem para o próximo Dia Mundial das Missões, o Papa nos convida a "relançar a ação missionária no mundo, diante dos múltiplos desafios do nosso tempo".

"O anúncio do Evangelho _ ressalta o Papa _ é uma experiência missionária que deixa um sinal indelével em quem a realiza, além de alimentar a comunhão eclesial, fazendo com que todos os batizados se sintam membros da Igreja, corpo místico de Cristo."

A primeira e mais eficaz contribuição, que todos os fiéis podem oferecer à ação missionária, é a oração. Todos nós, a convite do papa, somos convidados não só a rezar, mas também a refletir sobre a importância da ação missionária na Igreja e no mundo.

Com efeito, Bento XVI convida as Igrejas locais de cada continente "a uma maior partilha da consciência sobre a urgente necessidade de relançar a ação missionária, diante dos numerosos e graves desafios de nosso tempo". Até agora, tem sido feito um grande esforço para a difusão do Evangelho no mundo. Muitos missionários e missionárias derramaram seu sangue e dedicaram a própria vida a serviço da evangelização.

"O mandamento missionário confiado por Cristo aos apóstolos é válido ainda hoje" _ lê-se na mensagem da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB) para este mês de outubro. Temos certeza de que Jesus Cristo _ Missionário por excelência do Pai _ nos acompanha na tarefa essencial da Igreja, que é evangelizar. Pois Ele mesmo disse: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos".

Contudo, a ação missionária deve ser permanente. Ela não pode se estagnar e nada pode impedir o ardor missionário. Ainda que nossa cultura seja cada vez mais "laica e secularizada", jamais podemos duvidar da presença divina na obra apostólica, pois a força do Espírito guia nossos passos nos caminhos da missão.

As orientações pastorais resultantes da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida, de 13 a 31 de maio passado, recordam que a missão da Igreja é evangelizar. De fato, o documento conclusivo desse encontro episcopal afirma: "Nós, discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo".

Por isso, acrescenta o texto: "Devemos cumprir a nossa missão, seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes. Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus; na gratuidade dos apóstolos se mostra a gratuidade do Evangelho. Que o exemplo dos missionários suscite novas vocações e uma renovada consciência missionária entre os fiéis." (MT/AF)







All the contents on this site are copyrighted ©.