2007-09-08 12:11:06

"A nossa fé opõe-se à resignação de considerar o homem incapaz da verdade. Esta resignação perante a verdade é o núcleo central da crise do Ocidente, da crise da Europa": Bento XVI na Missa em Mariazell


Na manhã deste sábado Bento XVI, deslocou-se ao Santuário mariano de Mariazell, local de peregrinação para os fiéis austríacos e de toda a Europa central.
Este é aliás o destino da "peregrinação" de três dias do Papa à Áustria, por ocasião dos 850 anos do Santuário.
O Papa chegou a esta pequena estação de montanha, a 870 metros de altura, por ocasião da festa litúrgica da Natividade da Virgem Maria (8 de Setembro). À imagem do que aconteceu ontem, na capital austríaca, milhares de pessoas juntaram-se à celebração, apesar da chuva que continua a cair copiosamente.
O mau tempo obrigou mesmo a alterar a viagem desde Viena, realizada por automóvel e não por helicóptero, como estava previsto.
Mariazell, com cerca de dois mil habitantes, é um santuário construído no coração da Áustria, 160 quilómetros a sudoeste de Viena, recebendo um milhão de habitantes por ano, provenientes da Áustria, da Hungria, da República Checa, Eslováquia, Eslovénia e Croácia .
Bento XVI centrou a primeira parte da sua homilia sobre a atitude do peregrino, a caminho de uma meta, numa atitude de busca e de expectativa, com um “coração inquieto e aberto”. Só assim – advertiu – é possível o impulso em direcção à fé cristã. O Evangelho da festa mariana deste dia 8 de Setembro, com a genealogia que desde Abraão conduz a José mostre bem que Deus é fiel, não obstante as sombras e infidelidades de algumas das figuras que emergem na história de Israel, história que constitui uma autêntica peregrinação que conduz a Cristo.

“O impulso para a fé cristã, o início da Igreja de Jesus Cristo foi possível porque havia em Israel pessoas com um coração em busca – pessoas que não se contentaram com a rotina de cada dia mas perscrutaram ao longe em busca de algo maior: Zacarias, Isabel, Simeão, Ana, Maria e José, os doze e muitos outros. Porque os seus corações estavam em atitude de espera, podiam reconhecer em Jesus Aquele que Deus tinha mandato e tornar-se assim o início da sua família universal.
A Igreja dos gentios tornou-se possível porque tanto na área do Mediterrâneo como também no próximo e no médio Oriente, onde iam chegando os mensageiros de Jesus Cristo, havia pessoas em expectativa que não se contentavam com o que todos faziam e pensavam, mas procuravam a estrela que lhes podia indicar o caminho para a própria Verdade, para o Deus vivo.
É deste coração inquieto e aberto que temos necessidade. É este o núcleo da peregrinação”.

O Papa sublinhou que “também hoje não basta ser e pensar de um modo qualquer, como todos os outros. O projecto da nossa vida vai mais longe. Temos necessidade de Deus, daquele Deus que mostrou o seu rosto e abriu o seu coração: Jesus Cristo”. “Só Ele é a ponte que põe em contacto imediato Deus e o homem”.
“Se nós O chamamos único Mediador da salvação, válido para todos, que a todos diz respeito e do qual, em última análise, todos têm necessidade – esclareceu o Papa - isto de modo nenhum significa desprezo das outras religiões nem absolutização soberba do nosso pensamento, mas só o facto de estarmos conquistados por Aquele que nos tocou interiormente e nos encheu de dons, para que nós pudéssemos por nossa vez transmiti-los aos outros”.

“De facto, a nossa fé opõe-se decididamente à resignação que considera o homem incapaz da verdade – como se esta fosse demasiado grande para ele. Esta resignação perante a verdade é o núcleo da crise do Ocidente, da Europa. Se para o homem não existe uma verdade, ao fim e ao cabo ele não pode sequer distinguir o bem do mal. E então tornam-se ambíguos os grandes e maravilhosos conhecimentos da ciência: podem abrir perspectivas para o bem, para a salvação do homem, mas também tornar-se uma terrível ameaça, a destruição do homem e do mundo. Temos necessidade da verdade”.

Recordando o lema desta sua peregrinação ao santuário de Mariazell, na celebração dos 850 anos da sua criação – “Olhar para Cristo” – o Papa observou que, “para o homem em busca, este convite transforma-se num pedido dirigido a Maria “Mostra-nos Jesus”. “Rezemos hoje assim com todo o coração… interiormente, procurando o Rosto do Redentor – exortou. E Maria responde-nos, apresentando-nos antes de mais Jesus menino.

“Deus fez-se pequeno para nós. Deus não vem com força exterior, mas vem na impotência do seu amor, que constitui a sua força. Ele coloca-se nas nossas mãos. Pede o nosso amor. Convida-nos a tornarmo-nos também nós pequenos, a descer dos nossos altos tronos e aprender a ser crianças diante de Deus. Ele oferece-nos o Tu. Pede-nos que confiemos n’Ele e que aprendamos assim a estar na verdade e no amor”.

“O Menino Jesus – acrescentou o Papa, neste contexto – recorda-nos naturalmente todas as crianças do mundo, nas quais Ele quer vir ao nosso encontro: as crianças que vivem na pobreza; as que são exploradas como soldados; que nunca puderam experimentar o amor dos pais; as crianças doentes e que sofrem, mas também as crianças felizes e sãs”.


“A Europa tornou-se pobre de crianças: queremos tudo para nós, e provavelmente não confiamos suficientemente no futuro. Mas privada de futuro será a terra só quando se extinguirem as forças do coração humano e da razão iluminada pelo amor – quando o rosto de Deus já não resplender sobre a terra. Onde há Deus, há futuro”.


Quase a concluir a sua homilia da Missa celebrada neste sábado de manhã em Mariazell, Bento XVI convidou a contemplar também Cristo crucificado. Observando que “Deus redimiu o mundo não mediante a espada mas a Cruz”, comentou o gesto dos braços abertos de Jesus crucificado.


“É antes de mais o gesto da Paixão, em que Ele se deixa pregar por nós, para nos dar a sua vida. Mas os braços estendidos são ao mesmo tempo a atitude de quem reza… Jesus transformou a paixão – sofrimento e morte – em oração, num acto de amor a Deus e aos homens. Por isso os braços estendidos são, afinal, também um gesto de abraço, com que Ele nos quer atrair a Si, apertar-nos nas mãos do seu amor. Ele é assim a imagem do Deus vivo, é o próprio Deus, podemos confiar n’Ele”


Uma última palavra da sua homilia, reservou-a o Papa à vida moral, a viver em relação de amizade com Deus.


“O cristianismo é algo de mais e de diferente de um sistema moral, de uma série de exigências e de leis. É o dom de uma amizade que perdura na vida e na morte. ‘Já não vos chamo servos mas amigos’ – diz o Senhor aos seus. É nesta amizade que nós confiamos. Mas precisamente porque o cristianismo é mais do que uma moral, precisamente porque é o dom de uma amizade, é por isso que leva em si também uma grande força moral de que nós, perante os desafios do nosso tempo, tanta necessidade temos”.









All the contents on this site are copyrighted ©.