2007-08-16 17:08:15

O SIGNIFICADO DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU


Cidade do Vaticano, 14 ago (RV) - Amanhã, dia 15, a Igreja celebra uma de suas mais importantes festas marianas: a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. A Igreja no Brasil celebrará esta data no próximo domingo. Para uma reflexão sobre o significado da Assunção de Nossa Senhora, a Rádio Vaticano entrevistou o professor Pe. Ermanno Toniolo, religioso dos Servos de Maria, docente da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum.

Pe. Ermanno Toniolo:- "A festa da Assunção de Maria ao céu tem muitos significados: é, por assim dizer, como a coroação de todo o projeto de Deus, da história e da salvação humana. É Deus, sobretudo, Deus que é amor, o qual vê coroado em Maria o Seu sonho sobre o homem, um homem que não é feito somente à Sua imagem e semelhança na terra, mas que deve tornar-se imagem e semelhança glorificada no céu _ à imagem de Seu Filho primogênito entre muitos irmãos. Portanto, a Virgem é a realização do projeto de Deus, ou como diria Bulgacov _ o grande pensador russo _ a Virgem e Cristo são a imagem primordial de Deus sobre o homem e sobre a mulher, em sua mais alta beleza glorificada, segundo o desígnio do amor do Pai. Esse é, portanto, o significado para Deus. Em segundo lugar, que significado tem para Maria? Para Maria é o cumprimento de todo um itinerário de serviço, um serviço de amor vivido nas pequenas coisas e nos grandes sofrimentos e agora continuado no céu, porque também lá em cima no céu continuará glorificado o seu serviço em favor de toda a família humana, até quando _ diz o Concílio _ todos nós formos introduzidos na pátria celeste."

P. Pe. Torniolo, como podemos nos fazer acompanhar por Maria no caminho de fé?

Pe. Ermanno Toniolo:- "Penso que existem muitas estradas. A primeira estrada é certamente a da contemplação. O papa João Paulo II indicou-nos neste milênio a contemplação da face de Jesus, mas podemos acrescentar também a contemplação da face de Maria. Olhar para ela é sinal de segura esperança para todo o peregrinante Povo de Deus e é, ao mesmo tempo, olhar para a meta rumo à qual tendemos, meta indubitável, porque marcada pela fidelidade de Deus e por Seu amor. Um caminho de fé, portanto, mas alimentado pela esperança e inflamado por um amor que nos faz não estranhos, mas presentes no mundo de hoje, justamente como Deus está presente a cada um de nós e ela _ a Mãe _ está presente a cada seu filho na terra."

Pe. A teologia não nos diz se Maria morreu ou não antes da Assunção: no Oriente se fala de "dormição" (dormitio). Qual é seu pensamento a propósito?

Pe. Ermanno Toniolo:- "Em primeiro lugar, na tradição antiga jamais se fala de morte de Maria, mas de "dormição", isto é, de sono, de um adormentar-se _ por um instante ou por três dias _ para voltar a reaver aquele corpo, não mais mortal e corruptível, mas imortal, incorruptível e glorioso. Então a glorificação da alma de Maria, mediante essa breve separação _ misteriosa _ do corpo que deixou incorrupto aqui na terra, precede à glorificação do corpo; mas depois toda a pessoa humana, envolta também nos esplendores de seu corpo glorificado, é assunta ao céu, onde _ repito _ é ícone da nossa realidade futura querida por Deus Pai, que é amor. Por isso Maria, após ter passado pelas tribulações da terra, também ela adormeceu como Jesus, também ela por assim dizer morreu, ou melhor, adormeceu no sono e despertou para a Vida verdadeira: Primeira Discípula e Mãe suave, pelo amor e pela potência do Espírito Santo, glorificada para sempre no céu. Portanto, deixar-nos tomar pelas Mãos de Maria significa crescer na fé em cada palavra de Deus, no caminho do Santo Evangelho e de todo percurso que o Senhor quer de nós e na esperança rumo àqueles bens que nos aguardam, a grande esperança, depositada para nós no céu, da qual Maria é _ ao mesmo tempo _ o sinal luminoso e a garantia." (RL)








All the contents on this site are copyrighted ©.