2007-07-16 16:09:29

O AMOR É O CORAÇÃO DA VIDA CRISTÃ: DIZ O PAPA NO ANGELUS DOMINICAL, EM LORENZAGO DI CADORE


Lorenzago di Cadore, 15 jul (RV) – Prossegue, até o próximo dia 28 do corrente, em Lorenzago di Cadore, nos Alpes italianos, o período de repouso de Bento XVI.

Hoje, do vizinho Castelo de Mirabello, o Santo Padre rezou a oração dominical do Angelus, com numerosos fiéis montanheses e turistas. Na alocução, que pronunciou antes da oração mariana, o pontífice disse inicialmente:

"Agradeço ao Senhor porque, também este ano, me oferece a possibilidade de transcorrer alguns dias de descanso entre as montanhas. Agradeço também a todos os que me acolheram aqui, em Lorenzago, neste panorama encantador circundado pelas montanhas do Cadore, onde meu amado predecessor, João Paulo II, esteve seis vezes."

-Em seguida, o papa agradeceu, de modo particular, aos bispos de Treviso e de Belluno-Feltre, como também a todos aqueles que contribuíram para garantir-lhe uma permanência serena e proveitosa. E acrescentou:

"Diante deste espetáculo de prados, bosques, picos dirigidos para o céu, brota espontaneamente na alma o desejo de louvar a Deus pelas maravilhas de Suas obras; a nossa admiração por essas belezas naturais se torna, facilmente, oração."

Todo bom cristão, explicou o papa, sabe que as férias são um tempo oportuno para relaxar o físico, mas também para nutrir o espírito, mediante espaços mais longos de oração e meditação, a fim de crescer na relação pessoal com Cristo e conformar-se sempre mais com os Seus ensinamentos.

A seguir, o pontífice recordou que a Liturgia de hoje reflete sobre a famosa parábola do Bom Samaritano, que fala do amor a Deus e ao próximo. E frisando que devemos ser o próximo de cada pessoa que encontramos, afirmou:

"Amar, disse Jesus, é comportar-se como o bom samaritano. O amor é o coração da vida cristã. De fato, somente o amor, suscitado em nós pelo Espírito Santo, nos torna testemunhas de Cristo".

Essa importante verdade espiritual, recordou ele, está contida na Mensagem para o XXIII Dia Mundial da Juventude, que será publicada no próximo dia 20, cujo tema será: "Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas".

Bento XVI convidou os jovens a refletirem nos próximos meses, em preparação para o grande encontro que terá lugar em Sydney, na Austrália, precisamente daqui a um ano. E o pontífice acrescentou:

"As comunidades cristãs, daquela amada nação, estão trabalhando, ativamente, para acolher a juventude do mundo. Fico-lhes muito grato pelos esforços organizativos que estão fazendo."

Por fim, o Bispo de Roma confiou a Nossa Senhora do Monte Carmelo, cuja festa litúrgica se celebra amanhã, o caminho de preparação e o desenvolvimento deste encontro mundial da juventude. O papa convidou os jovens de todos os Continentes, a participarem numerosos.

Entre os Bispos presentes, o Santo Padre cumprimentou Dom Mario Pasqualotto, auxiliar de Manaus (AM), natural da diocese de Treviso.

Enfim, o Santo Padre rezou a oração do Angelus, ao término da qual concedeu a todos a sua Bênção Apostólica. (MT)







All the contents on this site are copyrighted ©.