2007-05-18 16:05:49

FESTA DA ASCENSÃO NO VATICANO: A SUBIDA DE JESUS AO CÉU NOS REABRIU O CAMINHO PARA O PARAÍSO, DIZ O PAPA


Cidade do Vaticano, 17 mai (RV) - Celebra-se hoje, no Vaticano, a solenidade da Ascensão do Senhor ao Céu, que em alguns países, entre os quais, o Brasil, será celebrada no próximo domingo. Recorda-se com essa festa a conclusão da permanência visível de Deus entre os homens que levou à difusão do cristianismo no mundo.

Uma manifestação de despedida necessária: assim é a Ascensão de Jesus, o retorno ao Pai que completou a Redenção. "Se eu não for não virá a vós o Consolador, se ao invés eu for, vos enviarei o Consolador", disse Jesus aos Apóstolos, segundo quanto nos relata o evangelista João.

"Nesta festa, a comunidade cristã é convidada a voltar o olhar para Aquele que, quarenta dias após a sua ressurreição, em meio ao estupor dos Apóstolos 'foi elevado ao alto diante de seu olhar e uma nuvem o subtraiu do olhar deles'. Subindo ao Céu, ele reabriu o caminho rumo à nossa pátria definitiva, que é o paraíso. Agora, com a potência de seu Espírito, nos ajuda em nossa diária peregrinação na terra."

Com essas palavras, no dia 8 de maio de dois anos atrás, Bento XVI recordou o sentido da Ascensão. "Após quarenta dias desde quando se havia mostrado aos Apóstolos sob os traços de uma humanidade ordinária, que velavam a sua glória de Ressuscitado _ explica o Catecismo da Igreja Católica _, Cristo sobe ao céu e senta-se à direita do Pai. Ele é o Senhor, que reina com a sua humanidade na glória eterna de Filho de Deus e intercede ao Pai incessantemente em nosso favor. Manda-nos o seu Espírito e nos dá a esperança de alcançá-lo um dia, tendo nos preparado um lugar."

"Subindo para o 'alto', ele revela de modo inequívoco a sua divindade: retorna de onde veio, isto é em Deus, após ter realizado a sua missão na terra. Ademais, Cristo ascende ao Céu com a humanidade que assumiu e que ressuscitou dos mortos: aquela humanidade é a nossa, transfigurada, divinizada, que se tornou eterna. Portanto, a Ascensão revela a 'altíssima vocação' de toda pessoa humana: ela é chamada à vida eterna no Reino de Deus, Reino de amor, de luz e de paz."

Foi o que especificou o papa, durante o Regina Coeli de 21 de maio do ano passado; e alguns meses depois, celebrando as Vésperas em Munique, na Alemanha, no dia 10 de setembro, precisou que Jesus "na Ascensão não foi para nenhum lugar longe de nós". "A sua tenda, Ele mesmo com o seu corpo _ disse o papa _ permanece entre nós como um de nós. Podemos chamá-lo de 'você' e falar com Ele. Ele nos escuta e, se estivermos atentos, sentiremos também que Ele responde." (*RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.