2007-04-12 18:59:39

AUDIÊNCIA GERAL: BENTO XVI CONVIDA OS CRISTÃOS A NÃO GUARDAREM PARA SI A ALEGRIA DE JESUS RESSUSCITADO


Cidade do Vaticano, 11 abr (RV) - Testemunhar e anunciar hoje, aquilo que os apóstolos viram e anunciaram dois mil anos atrás, ou seja, a Ressurreição de Jesus: Bento XVI repetiu aos cerca de 35 mil fiéis e peregrinos reunidos esta manhã, na Praça São Pedro, o mandato missionário de difundir no mundo, a "boa nova" que _ disse _ os cristãos não podem guardar para si.

Ao término da Audiência Geral, o papa retornou a Castel Gandolfo, onde se encontra desde a tarde do domingo de Páscoa, e de onde retornará somente no próximo sábado.

Maria Madalena, São Tomé, os discípulos de Emaús... são muitas as figuras que marcam os dias da Ressurreição de Jesus. Cada uma se traduz num "encontro" que transforma a pessoa num apóstolo, porque _ ontem como hoje _ o evento da Ressurreição deve ser anunciado ao mundo.

A primeira catequese da quarta-feira após a Páscoa levou o pontífice a evidenciar os traços de quem pôde reconhecer e falar com Jesus após os dias da sua Paixão e da sua morte. Maria Madalena, que procura Jesus na manhã de Páscoa, ou Pedro e João que correm ao sepulcro vazio, encarnam _ explicou o papa _ um modelo válido para sempre, a "corrida em busca de Cristo".

"Também nós, se buscarmos o Senhor com ânimo simples e sincero, o encontraremos. Aliás, será Ele mesmo a vir ao nosso encontro. Ele se fará reconhecer, nos chamará pelo nome, sito é, nos fará entrar na intimidade de seu amor."

Durante quarenta dias após a Ressurreição, Jesus conversa, se alimenta, se faz reconhecer, isto é, dá "muitas provas" aos seus, ainda incrédulos. Mas esse seu mostrar-se "vivo" _ como escreve o Evangelho _ deve ser bem compreendido. "É necessário entender bem, quando o autor sagrado diz que "se mostrou vivo". Não significa que Jesus retornou à vida de antes, como Lázaro. "A Páscoa que nós celebramos _ observa São Bernardo _ significa passagem e não retorno. Jesus não voltou à situação precedente, mas atravessou uma fronteira rumo a uma condição nova, uma condição mais gloriosa e definitiva."

Nessa ótica, então, como se explica _ prosseguiu Bento XVI _ aquela aparente contradição entre o "não tocar-me" que Jesus dirige a Madalena e o "coloque o dedo em minhas chagas" que Jesus dirige a Tomé? No entanto, "os dois episódios _ observou o papa _ não se contradizem, pelo contrário, um ajuda a compreender o outro".

"Maria Madalena gostaria de ter de volta o seu Mestre como antes, considerando a Cruz uma dramática recordação que devia ser esquecida. Porém, para encontrá-lo não precisava voltar atrás, mas colocar-se numa nova perspectiva, numa relação nova com Ele. É preciso seguir em frente. Foi o que ocorreu com Tomé: Jesus mostra-lhe suas feridas, não para esquecer a Cruz, mas para torná-la inesquecível também no futuro."

Portanto, as provas que Jesus dá, têm a finalidade de fazer com que os discípulos experimentem, com proximidade, a realidade extraordinária da Ressurreição, de torná-los "testemunhas diretas". Realidade que se torna, desse modo, transmissível no presente e no futuro, para onde "o olhar _ disse o pontífice _ está voltado".

"Também nós, como Maria Madalena, São Tomé e os outros apóstolos, somos chamados a ser testemunhas da morte e da Ressurreição de Cristo. Não podemos conservar para nós a grande notícia. Devemos fazê-la chegar ao mundo inteiro: "Vimos o Senhor". Que a Virgem Maria nos ajude, a fim de que, sustentados pela força do Espírito Santo, nos tornemos capazes de difundi-la, onde vivemos e atuamos. Mais uma vez Boa Páscoa a todos vocês."

Antes de conceder a todos os presentes a sua bênção apostólica, Bento XVI saudou os diversos grupos, em suas respectivas línguas. Eis sua saudação em português: "Amados irmãos e irmãs, as minhas saudações cordiais e votos de felicidades, alegria e paz em Jesus Cristo, nossa Páscoa aos presentes vindos do Brasil e a todos os peregrinos de língua portuguesa. Grato pela vossa presença, quero encorajar a fé que vos trouxe a Roma, a vossa fé pascal; que ela se traduza em boas obras, dando testemunho de que "ressuscitastes" com Cristo, para uma "vida nova" como batizados. E que Nossa Senhora seja para todos amparo na fidelidade a Deus e ao próximo! Que Deus vos abençoe!" RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.