2007-04-11 13:52:06

Bento XVI pede o testemunho de todos os cristãos sobre o significado da Páscoa


(11/4/2007) Testemunhar ao mundo inteiro o significado da Páscoa, com o testemunho da morte e ressurreição de Cristo: exortou o Papa, na Praça de São Pedro, durante a audiência geral desta quarta feira.
“Como Maria Madalena, Tomé e os outros apóstolos – observou Bento XVI – também nós somos chamados a ser testemunhas da morte e ressurreição de Cristo. Não podemos guardar para nós a grande notícia, temos que a transmitir a todo o mundo”.
Comentando as manifestações do Ressuscitado aos seus discípulos, declarou o Papa: “Nós vimos o Senhor!. Devemos portanto tornar-nos capazes de difundir à nossa volta a alegria pascal, por toda a parte onde vivemos e actuamos”.

Falando dos diversos momentos em que Jesus, depois da ressurreição, encontra Maria e, depois, “os apóstolos incrédulos” reunidos no cenáculo, o Papa sublinhou que esses momentos “constituem também para nós um convite a redescobrir o significado da Páscoa e a percorrer de novo o itinerário espiritual de quem encontrou a Cristo”.
“Não digamos que não conhecemos Cristo – pediu Bento XVI. Se acreditamos, nós conhecemo-lo. Mais ainda: temo-lo. Se os discípulos o tinham à mesa, nós temo-lo na nossa alma”. Quando o autor sagrado nos diz que Jesus se mostrou vivo não quer dizer que ele estava de novo vivo como Lázaro. Páscoa não significa retorno, mas sim passagem. E Jesus não voltou à situação precedente. Ele superou um limiar passando a uma condição nova. Agora Cristo passou a uma vida nova”.

Como sucedeu para Madalena e para os apóstolos, “para encontrar Cristo não é preciso voltar atrás mas sim olhar em frente”. Contudo – observou o Papa – quando Jesus mostra a Tomé as feridas nas mãos e no lado, não é para fazer esquecer a cruz, mas sim para a tornar inesquecível. Em todo o caso, o olhar é projectado para o futuro. É tarefa do apóstolo testemunhar a morte de Jesus e a passagem a uma vida nova. É por isso que convida o apóstolo a tocá-lo” – comentou Bento XVI, que concluiu convidando todos os cristãos a serem “testemunhas da morte e ressurreição de Jesus”.

Presentes na Praça de São Pedro peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente brasileiros, saudados pelo Papa: 00:00:51:48
Amados Irmãos e Irmãs:
As minhas saudações cordiais e votos de felicidades, alegria e paz em Jesus Cristo, nossa Páscoa aos presentes vindos do Brasil e a todos os peregrinos de língua portuguesa.
Grato pela vossa presença, quero encorajar a fé que vos trouxe a Roma, a vossa fé pascal; que ela se traduza em boas obras, dando testemunho de que “ressuscitastes” com Cristo, para uma “vida nova” como baptizados. E que Nossa Senhora seja para todos amparo na fidelidade a Deus e ao próximo! Que Deus vos abençoe!








All the contents on this site are copyrighted ©.