2007-03-19 17:59:43

BENTO XVI EXORTA SACERDOTES A FAZEREM REDESCOBRIR, NO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA, O AMOR MISERICORDIOSO DO SENHOR


Cidade do Vaticano, 16 mar (RV) - A humanidade de hoje gostaria de ser auto-suficiente, e muitos consideram quase não precisar de Deus para viver bem. Foi o que ressaltou, hoje, Bento XVI, em seu discurso aos participantes do Curso do Foro Interno, organizado pela Penitenciaria Apostólica. O Santo Padre recordou aos 600 sacerdotes e ordenandos recebidos na Sala Clementina, no Vaticano, a importância do sacramento da Penitência, para redescobrir o amor de Deus.

"Com os gestos e as palavras sacramentais, os sacerdotes tornam visível sobretudo o amor de Deus, que, em Cristo, se revelou em plenitude. Ao administrar o sacramento do perdão e da reconciliação, o presbítero _ recorda o Catecismo da Igreja Católica _ age como "sinal e instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador"."

É um mistério de amor, o que acontece no sacramento da penitência _ disse Bento XVI _ aquele amor do qual todos necessitam, que se manifesta também no mistério da Cruz, mas que permite encontrar a autêntica paz com Deus, conosco mesmo e com o próximo.

"Somente dessa fonte espiritual é possível adquirir aquela energia interior indispensável, para derrotar o mal e o pecado, na luta sem cessar que caracteriza nossa peregrinação terrena rumo à pátria celeste."

O mundo contemporâneo _ prosseguiu o papa _ continua apresentando tantas contradições, muitos parecem tristemente condenados a afrontar situações dramáticas de vazio e, além disso, há violências e solidões que pesam no ânimo do homem.

Somente Aquele que, morrendo, derrotou para sempre a potência do mal com a onipotência do amor divino, pode libertar o coração dos homens desse jugo de morte. "O sacerdote, no sacramento da Confissão, é instrumento desse amor misericordioso de Deus, que invoca na fórmula da absolvição dos pecados" _ afirmou o pontífice.

O compromisso do sacerdote e do confessor é, principalmente, o de levar cada um, a fazer experiência do amor de Cristo _ explicou o papa; o ministro do sacramento da Reconciliação deve fazer transparecer, nas palavras e no modo de acolher o penitente, o amor misericordioso de Deus, acolher o pecador arrependido, ajudá-lo a libertar-se do pecado, encorajá-lo a emendar-se, a jamais pactuar com o mal, mas retomando sempre o caminho rumo à perfeição evangélica.

"Para cumprir essa importante missão, interiormente unido sempre ao Senhor, o sacerdote deve se manter fiel ao magistério da Igreja naquilo que concerne à doutrina moral, consciente de que a lei do bem e do mal não é determinada pelas situações, mas por Deus." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.