2007-02-22 18:45:39

BENTO XVI NA AUDIÊNCIA GERAL: CONVERTER-SE É ESCOLHER O AMOR DE DEUS NA CRUZ, E NÃO A PRÓPRIA REALIZAÇÃO


Cidade do Vaticano, 21 fev (RV) - A Quaresma é a "estação espiritual propícia para se treinar" a busca de Deus "com maior tenacidade", deixando para trás, os efêmeros projetos de sucesso pessoal e redescobrindo, ao invés, a força do amor de Deus e da caridade para com os fracos.

Esses foram alguns dos pensamentos com os quais Bento XVI realizou a Audiência Geral de hoje, inteiramente centralizada no período penitencial que se abre com a quarta-feira de cinzas.

Como nas semanas passadas, antes da catequese na Sala Paulo VI, o papa foi à Basílica de São Pedro, onde rezou e encontrou brevemente, numerosos grupos de estudantes e de associações de jovens, convidados a acolher Jesus "com generosidade".

Converter-se a Deus, porque o homem não é arquiteto absoluto do próprio destino e como filho de Deus, pode aspirar a muito mais do que a auto-realização. Redescobrir que, por trás da sombra da Cruz está o "segredo da felicidade", que deve ser testemunhada em todos os ambientes da vida social.

A Audiência Geral permitiu ao papa recordar, com seus ensinamentos, os "caminhos espirituais" da Quaresma, primeiramente aos cerca de 8 mil jovens que lotavam a Basílica de São Pedro.

"Caros jovens, sintam esse convite, como se Cristo o dirigisse pessoalmente a cada um de vocês, e acolham-no com generosidade. Percorrendo fielmente, o austero itinerário quaresmal, vocês podem tomar consciência dos riscos que sua vida espiritual corre, e serão encorajados a realizar com alegria, sua vocação cristã."

Logo a seguir, na Sala Paulo VI, insistindo sobre os conceitos-chave de sua catequese, Bento XVI disse que esse "itinerário de conversão evangélica não pode limitar-se a um período particular do ano", mas deve abraçar "todo o arco da existência, a cada dia da nossa vida".

Nessa ótica _ observou o pontífice _ "a Quaresma é a estação espiritual propícia para se treinar com maior tenacidade, a buscar de Deus, abrindo o coração a Cristo".

"A conversão não é um esforço de auto-realização o ser humano não é o arquiteto do próprio destino eterno. Nós não nos fizemos _ nós mesmos _ e, por isso, a auto-realização é uma contradição e é também muito pouco para nós: temos um destino mais elevado. A conversão consiste em aceitar livremente, com amor, depender totalmente de Deus, e essa dependência não é dependência, mas liberdade. Converter-se significa, então, não buscar o próprio sucesso pessoal, que é uma coisa que passa, mas, abandonando as seguranças humanas, colocar-se com simplicidade e confiança no seguimento do Senhor, a fim de que Jesus se torne _ como amava repetir a bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá _ "o meu tudo em tudo"."

Em sua mensagem para a Quaresma, Bento XVI falara do amor presente na "loucura" da Cruz. E na Audiência Geral, ressaltou o que escrevera na mensagem.

"A Cruz é a definitiva revelação do amor e da misericórdia divina também para nós, homens e mulheres desta nossa época, muitas vezes distraídos por preocupações e interesses terrenos e momentâneos. Deus é amor, e seu amor é o segredo da nossa felicidade. Para entrar, porém, nesse mistério de amor, não há outro caminho a não ser o da Cruz."

Ao término de sua catequese, o Santo Padre saudou os presentes, em diversas línguas, entre as quais, o português.

"Amados peregrinos de língua portuguesa, hoje, a Igreja entra no seu período Quaresmal, fazendo ressoar as palavras de Jesus, que estimulam à conversão e a depositar a própria fé no Evangelho (cf. Mc 1, 15). Converter-se significa buscar o Senhor e seguir docilmente os seus ensinamentos. A liturgia desse tempo convida a refletir e a rezar, valorizando ao mesmo tempo a penitência e as obras de caridade pelos nossos irmãos. Com os votos de que Deus vos faça prosseguir na caminhada penitencial rumo à Páscoa eterna, dou-vos a minha bênção apostólica, extensiva aos integrantes do Círculo Loyola de Coimbra." RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.