2007-01-01 19:17:47

NO ÚLTIMO ANGELUS DO ANO, PAPA EVIDENCIA IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA PESSOA


Cidade do Vaticano, 31 dez (RV) - Neste último dia de 2006, Festa da Sagrada Família de Nazaré _ Jesus, Maria e José _ Bento XVI assomou à janela de seus aposentos, no último andar da residência apostólica, para rezar a habitual oração do Angelus, ao meio-dia, com os milhares de fiéis, peregrinos e turistas presentes na Praça São Pedro.

Na breve reflexão que precedeu a prece mariana, o Santo Padre dirigiu sua afetuosa e alegre saudação "a todas as famílias do mundo, desejando a todos a paz e o amor que Jesus nos trouxe, ao vir habitar entre nós, no Natal".

No Evangelho, disse o Papa, não encontramos textos sobre a família, mas um acontecimento vale mais do que qualquer outra palavra: Deus quis nascer e crescer, aqui na Terra, no seio de uma família humana! Assim, Ele quis consagrá-la como primeiro e comum instrumento de seu encontro com a humanidade.

"Na vida que transcorreu em Nazaré _ acrescentou o pontífice _ Jesus honrou sua Virgem Mãe, Maria, e o justo José, permanecendo obediente à sua autoridade, durante todo o tempo da sua infância e adolescência. Dessa forma, Ele colocou em evidência a valor primordial da família na educação da pessoa."

Jesus foi introduzido, por Maria e José, na comunidade religiosa e freqüentou a sinagoga de Nazaré. Com seus pais, Ele aprendeu a fazer romarias a Jerusalém. E, com a idade de doze anos, permaneceu no templo, para cuidar das coisas de seu Pai, ou seja, da missão que lhe fora confiada por Deus. Seus pais o procuram por três dias, até encontrá-lo entre os doutores da lei mosaica.

"Esse episódio evangélico _ explicou o papa _ revela a mais autêntica e profunda vocação da família: acompanhar cada um de seus membros no caminho da descoberta de Deus e dos desígnios de cada um. Maria e José educaram Jesus, antes de tudo, com o seu exemplo."

"A Sagrada Família de Nazaré _ concluiu Bento XVI _ é, realmente, o protótipo de toda família cristã que, além de ser unida ao sacramento do Matrimônio e alimentada pela palavra e a Eucaristia, é chamada a seguir sua maravilhosa vocação e missão, como célula viva da sociedade e da Igreja, sinal e instrumento de unidade para todo o gênero humano."

O Santo Padre concluiu sua alocução, invocando a proteção de Nossa Senhora e de São José para cada família, especialmente, aquelas em dificuldades, para que possam resistir aos impulsos desagregadores da cultura contemporânea, que mina suas bases. "Que Maria e José _ disse por fim _ ajudem as famílias a serem imagens vivas do amor de Deus, em todas as partes do mundo." (MT)







All the contents on this site are copyrighted ©.