2006-12-10 11:32:50

Bento XVI consagra uma igreja num bairro novo de Roma


(10/12/2006) Momentos de fé e de intensa comunhão eclesial neste domingo de manhã, no bairro romano de Torrino, aonde o Papa consagrou a igreja da paróquia de Nossa Senhora Estrela da Evangelização, criada em 1989. Foi a primeira vez que o Papa Ratzinger procedeu à consagração de uma nova igreja, na sua qualidade de bispo de Roma.
Na homilia, partindo das leituras da missa de consagração de uma nova igreja, o Santo Padre sublinhou o significado cristão de igreja-edifício de culto, estreitamente ligado ao de Igreja-comunidade-crente e corpo de Cristo, reunido pela Palavra de Deus proclamada e acolhida com fé.
“O edifício da Igreja existe para que a Palavra de Deus possa ser escutada, explicada e compreendida no meio de nós; existe para que a Palavra de Deus actue entre nós como força que cria justiça e amor. Existe, em especial, para que nele possa começar a festa na qual Deus quer fazer participar, não só no final dos tempos mas já agora. Existe para que se desperte em nós o conhecimento do justo e do bem, e não há outra fonte – se não a Palavra de Deus - para conhecer e dar força a este conhecimento do justo e do bem. O edifício existe, portanto, para aprendermos a viver a alegria do Senhor que é a nossa força. Peçamos ao Senhor que nos torne felizes com a sua Palavra; que nos torne felizes por não vivermos na obscuridade mas porque há esta luz de uma Palavra que vem de Deus; rezemos ao Senhor que nos torne felizes pela fé, para que esta alegria nos renove e renove o mundo.
Comentando o Evangelho – da profissão de fé de Pedro, em Cesareia de Filipo (“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”), observou o Papa:
“A palavra de Deus não é apenas palavra. Em Jesus Cristo ela está presente no meio de nós como Pessoa. É este o objectivo mais profundo da existência deste edifício sagrado: a igreja existe para nela encontrarmos Cristo, o Filho do Deus vivo. Deus tem um rosto. Deus tem um nome. Em Cristo, Deus se fez carne e se dá a nós no mistério da santíssima Eucaristia. A Palavra é carne. Dá-se a nós sob as aparências do pão e assim se torna verdadeiramente o Pão de que vivemos. Nós homens vivemos da Verdade. Esta Verdade é Pessoa: fala-nos e nós falamos com ela. A igreja é o lugar de encontro com o Filho do Deus vivo e assim também o lugar de encontro entre nós. É esta a alegria que Deus nos dá: Ele fez-se um de nós, podemos quase tocá-lo, Ele vive connosco. A alegria de Deus é realmente a nossa força”:









All the contents on this site are copyrighted ©.