2006-08-06 15:24:04

A paz é empenho de todos os homens de boa vontade: insistência do Papa no Angelus deste domingo, em Castelgandolfo.


“A paz é antes de mais dom de Deus, que há que implorar na oração”, mas é ao mesmo tempo “empenho de todos os homens de boa vontade” – recordou Bento XV. O Papa apelou uma vez mais a um cessar fogo, para que se possa construir “uma paz justa e duradoura”, a bem das “populações do Médio Oriente dilaceradas por lutas fratricidas”.
A alocução papal começou com uma referência à celebração de 6 de Agosto, Festa da Transfiguração do Senhor: “A transfiguração convida-nos a abrir os olhos do coração ao mistério da luz de Deus presente em toda a história da salvação”. “Como as outras criaturas, a luz é um sinal que revela algo de Deus: é como o reflexo da sua glória. Com o Livro da Sabedoria, o simbolismo da luz é utilizado para descrever a própria essência de Deus: a sabedoria, efusão da glória de Deus, é ‘um reflexo da luz eterna’, superior a toda a luz criada. No Novo Testamento, é Cristo a constituir a plena manifestação da luz de Deus”…
“…Quanta necessidade temos nós, também neste nosso tempo, de emergir das trevas do mal para experimentar a alegria dos filhos da luz!
Evocando a figura de Maria, ontem recordada na memória da dedicação da basílica de Santa Maria Maior, o Papa confiou à Virgem a paz no Médio Oriente:
“Queira a Virgem Santa obter a paz para as populações do Médio Oriente dilaceradas por lutas fratricidas! Bem sabemos que a paz é antes de mais dom de Deus, que há que implorar com insistência na oração, mas neste momento queremos também recordar que a paz é empenho de todos os homens de boa vontade. Que ninguém se subtraia a esse dever. Perante a amarga constatação que não foram até agora escutadas as vozes que pediam um cessar-fogo imediato naquela martirizada região, sinto a urgência de renovar o meu premente apelo nesse sentido, pedindo a todos que ofereçam a sua contribuição concreta à construção de uma paz justa e duradoura”.
Após a reza do Angelus, Bento XVI evocou ainda o seu predecessor Paulo VI, falecido precisamente em Castelgandolfo num domingo 6 de Agosto, festa da Transfiguração, em 1978: “Neste aniversário, recordamo-lo com ânimo grato a Deus, que dela fez dom à sua Igreja nos anos tão importante do Concílio e do pós-Concílio”.








All the contents on this site are copyrighted ©.