2006-06-22 17:13:14

AUDIÊNCIA GERAL: EXEMPLO DE PRONTIDÃO DE SÃO TIAGO, A SEGUIR JESUS, ABANDONANDO AS SEGURANÇAS HUMANAS


Cidade do Vaticano, 21 jun (RV) - Conhecer o caminho dos apóstolos para aprender que a fé é um percurso de maturação. A catequese de Bento XVI na Audiência Geral foi uma ilustração desse caminho, aos fiéis e peregrinos presentes. Hoje, na Praça São Pedro, o Santo Padre traçou o perfil de São Tiago, filho de Zebedeu, chamado o Maior, cujo caminho simboliza toda a peregrinação da vida cristã.

Seguir Cristo significa abandonar os próprios esquemas e as próprias seguranças. Os Evangelhos nos dizem que Tiago era irmão de João e que gozou de grande autoridade na Igreja primitiva de Jerusalém, tanto que teve a responsabilidade pastoral de Jerusalém, junto a Pedro.

O Papa fez referência também à personalidade de Tiago, simples pescador que respondeu com prontidão ao chamado de Jesus, deixando a barca e o pai com seus funcionários. Um homem também de zelo impetuoso, tanto que ele e o irmão receberam de Jesus o sobrenome de "Boanerghés", filhos do trovão. Talvez também por isso, os filhos de Zebedeu tenham sido protagonistas no episódio da rejeição, por parte de um vilarejo de samaritanos, em acolher Jesus.

"Senhor, quer que peçamos que desça um fogo do céu e os devore?", perguntam os dois discípulos. A resposta é uma censura. Se a reação de Tiago e João foi ditada pelo amor ao Messias, Jesus ensina a não-violência; Tiago a aprenderá com o tempo, assim como, após ter pedido um tratamento particular no fim dos tempos, entenderá que seguir Cristo significa beber junto com Ele um cálice muito amargo.

O Papa recordou as tradições ligadas à figura do apóstolo: a que narra a sua evangelização na Espanha e a outra, que afirma que seu corpo se encontra em Santiago de Compostella.

Bento XVI indicou a experiência de Tiago, indicando-a como exemplo: "…a prontidão a acolher o chamado do Senhor, mesmo quando nos pede que deixemos a barca das nossas seguranças humanas, o entusiasmo em segui-lo pelas estradas que Ele nos indica, para além de toda nossa ilusória presunção, a disponibilidade a testemunhá-Lo com coragem, se necessário até o sacrifício supremo da vida."

Concluindo sua catequese, o Santo Padre disse: "O caminho não somente exterior, mas sobretudo interior, do Monte da Transfiguração ao Monte da Agonia simboliza toda a peregrinação da vida cristã entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus, como diz o Concílio Vaticano II. Seguindo Jesus como São Tiago, sabemos, mesmo nas dificuldades, que caminhamos bem, caminhamos na estrada justa." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.