2006-06-07 19:27:21

AUDIÊNCIA GERAL: PRIMADO DE PEDRO É FUNDAMENTO DA UNIDADE DA IGREJA E DO DIÁLOGO ECUMÊNICO


Cidade do Vaticano, 07 jun (RV) - "Rezemos, a fim de que o primado de Pedro, confiado a pobres pessoas humanas, possa ser sempre exercido nesse sentido originário querido pelo Senhor" e seja reconhecido em seu verdadeiro significado "pelos irmãos que ainda não se encontram em plena comunhão conosco".

Foi o auspício de Bento XVI, ao término da Audiência Geral de hoje, na Praça São Pedro, dedicada, mais uma vez, à figura do primeiro dentre os apóstolos.

Exercitar o primado papal, na verdade de sua essência, para confirmar os irmãos na fé e suscitar acolhimento e respeito entre os membros das outras confissões cristãs. O auspício de Bento XVI foi o de se atualizar a bimilenar supremacia exercida pelos Papas dentro das comunidades dos fiéis.

Uma supremacia querida pelo próprio Jesus testemunhada no Evangelho e, todavia, pouco considerada pelos cristãos contemporâneos em sua real importância.

"Tu és Pedro" _ a fundação da sucessão apostólica, explicou Bento XVI, começa com uma mudança de nome. Jesus, ao escolher Simão, o pescador, como primeiro dentre os discípulos, decide chamá-lo "Kefa", traduzido por Pedro. E o fará somente com ele, e aquele nome _ Pedro _ "adquirirá tamanha importância, "a ponto de suplantar o nome originário".

"O dado adquire relevo particular _ observou o Pontífice _ se se considera que, no Antigo Testamento, a troca do nome indica, de modo geral, a incumbência de uma missão."

Durante toda a vida de Jesus, como relatam os Evangelhos, são numerosos os episódios que confirmam tal predileção. O Santo Padre recordou alguns desses episódios _ da Transfiguração ao Lava-pés na última Ceia. E Pedro tem consciência dessa sua posição particular.

"É ele quem resolve o embaraço de certas situações, intervindo em nome de todos. Foi assim quando Jesus, sentido pela incompreensão da multidão após o discurso sobre o "pão da vida", pergunta: "Também vós quereis ir embora?". A resposta de Pedro é incisiva: "Senhor, aonde iremos? Somente Tu tens palavras de vida eterna." É igualmente firme a profissão de fé que, ainda em nome dos Doze, ele faz nas proximidades de Cesaréia de Felipe. Diante de Jesus que pergunta: "Quem dizeis vós que eu sou?", Pedro responde: "Tu é o Cristo, o Filho do Deus vivo"."

Também depois da ressurreição, prosseguiu Bento XVI, a "posição de primazia" ocupada por Pedro não muda. É o primeiros dos apóstolos a quem Jesus aparece, é o primeiro no sepulcro vazio. E é ele quem, no Concílio de Jerusalém, 49 anos após a morte de Cristo, se encontrará desempenhando "uma função diretiva" em relação à assembléia.

Função que, ao longo dos séculos, concluiu Bento XVI, não mudou e que levou o próprio Pontífice a refletir sobre a grandeza do ministério ao qual foi chamado e para o qual convidou os fiéis a ajudá-lo espiritualmente.

"Pedro, em todos os tempos, deve ser o custódio da comunhão com Cristo (...) e é sua responsabilidade garantir, desse modo, a comunhão com Cristo, com a caridade de Cristo. E também guiar para a realização dessa caridade na vida de cada dia. Rezemos a fim de que o primado de Pedro confiado a pobres pessoas humanas possa ser sempre exercitado nesse sentido originário, querido pelo Senhor, e possa assim ser também cada vez mais em seu verdadeiro significado reconhecido pelos irmãos que ainda não se encontram em plena comunhão conosco."

Ao termino de sua catequese, Bento XVI saudou, em várias línguas, os diversos grupos de fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro. Eis o que disse aos fiéis e peregrinos de língua portuguesa: "Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos, nomeadamente para o grupo referido de Portugal! Viestes a Roma para revigorar a vossa fé cristã e os vínculos de amor e obediência à Igreja, que Jesus quis fundar sobre Pedro. Que as vossas vidas, fortes na fé, sempre possam irradiar o amor de Deus, e as suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias!" RealAudioMP3

Depois da Audiência geral, o Santo Padre se dirigiu à antecâmara da Sala Paulo VI, onde recebeu o título de Cidadão Honorário de Altötting, a cidadezinha da região da Baviera, na Alemanha, onde se encontra um famoso Santuário mariano. (RL-MT)







All the contents on this site are copyrighted ©.