2006-06-03 17:53:55

"A CARIDADE, ALMA DA MISSÃO": MENSAGEM DE BENTO XVI PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES-2006


Cidade do Vaticano, 02 jun (RV) - "A caridade, alma da missão" _ esse é o tema da mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Missões, que será celebrado no dia 22 de outubro próximo.

Se a missão "não é orientada pela caridade, se não nasce de um profundo ato de amor divino, corre o risco de reduzir-se a mera atividade filantrópica e social": é a premissa do Papa em sua mensagem, para ressaltar "um compromisso irrenunciável e permanente" "para todos os fiéis", ou seja, "fazer conhecer Deus que é Amor", amor "que permeia toda a criação e a história humana".

E "a Cruz é sinal surpreendente desse amor", "na sua forma mais radical", na qual _ explica o Santo Padre _ Deus se volta "contra a Si mesmo" e "se doa para reerguer o homem e salvá-lo". Partindo daquele olhar, o cristão pode definir "o que é o amor" e encontrar "a estrada de seu viver e de seu amar".

"Portanto, para amar segundo Deus, é preciso viver n'Ele e d'Ele: Deus é a primeira "casa" do homem e somente quem n'Ele habita, arde de um fogo de divina caridade em condições de "incendiar" o mundo.

"Ser missionários significa, então, amar a Deus com o seu ser, a ponto de dar, se necessário, também a vida por Ele. Quantos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, mesmo em nossos tempos _ recorda o Papa _ deram o supremo testemunho de amor a Ele através do martírio!"

Mas "junto àqueles que estão na linha de frente nas fronteiras da evangelização" estão todos os outros, "crianças, jovens, adultos" _ observa o Santo Padre _ que, "com a oração e a sua cooperação em diversos modos" contribuem a difundir "o Reino de Deus na Terra".

Portanto, "servir o Evangelho" não é "uma aventura solitária, mas um compromisso compartilhado por toda comunidade". (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.