2006-04-21 19:22:23

CORRUPÇÃO E GANÂNCIA DEVASTAM O MUNDO, AFIRMA BENTO XVI


Cidade do Vaticano, 09 abr (RV) - Pobreza, paz e universalidade foram os temas centrais da mensagem do Papa aos fiéis de todo o mundo e aos homens de boa vontade, neste Domingo de Ramos, XXI Dia Mundial da Juventude, celebrado em nível diocesano. Bento XVI recordou a chegada de Jesus a Jerusalém, sublinhando o mistério da cruz e convidando a jamais combater a violência com outra violência.

Em sua homilia da santa missa deste Domingo de Ramos, Bento XVI advertiu que a corrupção e a ganância devastam o mundo, "um mundo _ enfatizou _ lacerado e atormentado pela violência".

"Cada vez que fazemos o sinal da cruz _ disse o Santo Padre _ devemos nos recordar que não se pode combater a injustiça com outra injustiça; devemos nos recordar que somente com o bem podemos vencer o mal, e jamais revidando com o mal."

A santa missa do Domingo de Ramos foi celebrada na Praça São Pedro, inundada de sol e repleta de milhares de fiéis e peregrinos, sobretudo jovens, que participaram do XXI Dia Mundial da Juventude. Ao término da celebração eucarística, Bento XVI abençoou a grande Cruz dos DMJs, vinda de Colônia e a caminho de Sydney, na Austrália, onde se celebrará o Dia Mundial da Juventude de 2008.

A cerimônia começou com a Procissão dos Ramos, que percorreu a Praça desde o obelisco central até o altar-mor.

Entre ramos de palmeiras e de oliveiras, o Papa Ratzinger presidiu seu primeiro rito da Semana Santa como Pontífice. Além disso, narrou a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a Paixão de Cristo.

Após ressaltar que há 20 anos, "graças a João Paulo II", o Domingo de Ramos se tornou o Dia Mundial da Juventude _ efetivamente, foi o Papa Wojtyla que instituiu o Dia Mundial da Juventude, em 1984 _ Bento XVI afirmou que a cruz deve ser "um instrumento de paz e de reconciliação entre os povos".

A seguir, analisou a chegada de Jesus a Jerusalém, não numa luxuosa carroça nem a cavalo "como os grandes do mundo", mas sobre o lombo de um jumento, o animal dos camponeses, que lhe fora emprestado. Essa chegada de Jesus a Jerusalém, montado num jumento _ disse o Papa _ nos mostra que o Filho de Deus quis ser "rei dos pobres, um pobre entre os pobres e para os pobres". A entrada de Jesus em Jerusalém foi o cumprimento da profecia do profeta Zacarias, mas somente mais tarde, seus discípulos compreenderam isso.

O Bispo de Roma lembrou que pobreza se entende como humildade, liberdade interior, nada de ganância e menos desejos de poder. A pobreza é a disponibilidade interior, explicou o Papa, argumentando que "é possível ser materialmente pobre, mas ter o coração cheio de afã de riqueza e do poder que dela deriva".

"A liberdade interior é a premissa para que se possa superar a corrupção e a ganância que estão devastando o mundo" _ afirmou Bento XVI, esclarecendo que essa liberdade só pode ser encontrada em Deus, que é a riqueza do homem.

O Papa Ratzinger disse ainda, que a chegada de Jesus a Jerusalém demonstra que Ele será um rei de paz, "que fará desaparecer a guerra e os cavalos, destruirá os arcos e anunciará a paz".

"A cruz é o arco-íris de Deus, que une o céu e a terra, a ponte sobre os abismos que une os continentes. É a arma que Jesus põe nas mãos do homem" _ disse Bento XVI.

No contexto de uma homilia em que a cruz despontou como protagonista, o Papa falou que a pobreza, a paz e a universalidade estão resumidas nela (na cruz), "que não é o símbolo da negação da vida, como dizem alguns".

O Santo Padre também ressaltou que houve uma época, "ainda não inteiramente superada", em que o Cristianismo era rejeitado devido à cruz. "Dizia-se que a cruz falava de sacrifício, que era sinal de negação da vida (...). No entanto, a cruz, é a verdadeira árvore da vida, é amor, é entrega de si próprio" _ garantiu.

No final da cerimônia, um grupo de jovens alemães de Colônia, onde se realizou o XX Dia Mundial da Juventude, entregou a Cruz dos DMJs _ que foi abençoada pelo Papa _ aos jovens de Sydney, a cidade australiana que hospedará o DMJ de 2008.

===============

No Angelus, recitado logo após o término da celebração eucarística, Bento XVI retomou o tema da Cruz, recordando _ na presença dos Cardeais Joachim Meisner e George Pell, respectivamente Arcebispos de Colônia e Sydney _ que a Cruz que passa dos jovens a outros jovens, é "a Cruz que o saudoso Papa João Paulo II havia confiado aos jovens, em 1984, ano em que instituiu o Dia Mundial da Juventude, para que eles a levassem pelo mundo afora, como símbolo do amor de Cristo pela humanidade".

Após a oração mariana, Bento XVI saudou os jovens presentes, falando-lhes em suas línguas. Eis sua saudação aos jovens de língua portuguesa... "Saúdo com grande afeto os jovens de língua portuguesa aqui presentes. Convido a todos a aclamar a Cristo, luz e vida dos homens, e a escutar com viva admiração suas palavras de paz e de reconciliação: “Tende confiança, eu venci o mundo”. Até Sydney, se Deus quiser!" RealAudioMP3 (AF)








All the contents on this site are copyrighted ©.