2006-01-23 18:23:21

ANGELUS: PAPA PEDE ORAÇÕES PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS


Cidade do Vaticano, 22 jan (RV) - Foi um Angelus particular, o deste domingo, para Bento XVI. Um Angelus que se inseriu, como o próprio Santo Padre explicou, na metade da Semana de oração pela unidade dos cristãos. "Um dia seremos uma coisa só" e este é o objetivo do caminho ecumênico. Um objetivo que, explicou o Papa, pode ser alcançado somente com perseverança e fé.

Bento XVI anunciou novamente que sua primeira encíclica _ "Deus caritas est" _ será publicada na próxima quarta-feira, dia do encerramento da semana ecumênica. No Brasil esta semana é celebrada entre as festas da Ascensão e Pentecostes.

A manhã de hoje foi marcada também, pelo início das celebrações pelo V centenário da instituição da Guarda Suíça. De fato, na capela Sistina, o Cardeal Secretário de Estado, Angelo Sodano celebrou a santa missa para os membros da Guarda Suíça e para seus familiares, para comemorar a chegada a Roma, há cinco séculos, dos primeiros guardas suíços, que formam a guarda pessoal do Santo Padre.

Ao meio-dia (hora de Roma), o piquete de honra composto por 70 guardas suíços presente na Praça São Pedro, recebeu uma bênção apostólica especial do Santo Padre e, antes do início do Angelus, tocou o hino pontifício.

Bento XVI falou novamente sobre sua presença na Basílica de São Paulo "fora dos muros", para o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, ocasião em que rezará, junto com representantes das Igrejas ortodoxas e protestantes, a fim de invocar de Deus, o dom da unidade. Em seguida o Papa falou da Semana de Oração...

"Trata-se de uma iniciativa que nasceu no século passado, e que conheceu um positivo desenvolvimento, tornando-se, cada vez mais, um momento ecumênico de referência, no qual os cristãos das diversas confissões em todo o mundo, rezam e refletem, a partir de um mesmo texto bíblico."

Neste ano o trecho escolhido é o de Mateus, capítulo 18, no qual são apresentados alguns ensinamentos de Jesus e que se referem à comunidade dos discípulos. Entre outras coisas, Jesus afirma: "Se dois de vós se unirem na terra para pedir qualquer coisa, hão de consegui-lo do meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei ali no meio deles."

"Quanta confiança e quanta esperança infundem essas palavras do Senhor Jesus! Em particular, essas palavras levam os cristãos a pedir juntos, ao Senhor Deus, a plena unidade entre eles, unidade que Cristo mesmo, com grande insistência, pediu ao Pai na Última Ceia."

Por isso, prosseguiu o Santo Padre, é importante que os cristãos invoquem o dom da unidade com "perseverança constante". Se o fizermos com fé _ acrescentou o Papa _ podemos estar certos de que o nosso pedido será ouvido. Não sabemos como, nem quando, porque não cabe a nós conhecê-lo, mas não devemos duvidar que um dia seremos "uma só coisa", como Jesus e o Pai estão unidos no Espírito Santo.

"A oração pela unidade constitui a alma do movimento ecumênico que, graças a Deus, progride no mundo inteiro. Certamente não faltam as dificuldades e as provas, mas também elas são de utilidade espiritual, porque nos impulsionam a exercitar a paciência e a perseverança e a crescer na caridade fraterna. Deus é amor, e somente convertendo-se a Ele e aceitando a sua Palavra nos encontraremos todos unidos no único Corpo místico de Cristo" _ concluiu o Papa.

Em seguida, rezou a oração mariana do Angelus e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Depois do Angelus, o Papa dirigiu o seu pensamento às populações da Costa do Marfim, abaladas pelas desordens dos últimos dias: "Entre as tantas preocupações pela situação internacional, meu pensamento se volta hoje, para a África e, em particular, para a Costa do Marfim, onde persistem graves tensões entre os vários componentes sociais e políticos do país. A todos dirijo um convite a prosseguir no diálogo construtivo, em vista da reconciliação e da paz". (SP)







All the contents on this site are copyrighted ©.