2006-01-18 12:44:20

Bento XVI anuncia a sua primeira enciclica : "Deus Caritas Est" será publicada a 25 de Janeiro.É providencial que a enciclica seja publicada na Semana de oração pela unidade dos cristãos, afirmou o Papa durante a audiencia geral salientando que a divisão dos cristãos é um drama.


A primeira encíclica de Bento XVI será publicada no próximo dia 25 de Janeiro, segundo anúncio do próprio Papa na audiência geral desta quarta feira.

"No dia 25 de Janeiro será publicada a minha primeira encíclica", afirmou, confirmando as indiscrições da imprensa , acrescentando que "o título, já conhecido, é 'Deus Caritas est', e que fala do amor como condição, também da unidade dos cristãos e da paz no mundo".
Durante a audiência o Papa avançou as primeiras explicações sobre o seu novo documento. “Hoje, o amor parece estar muito longe do que a Igreja ensina, isto é, que se trata de um único movimento que tem diversas dimensões”, explicou.

“Deve ser um amor que renuncia a si, em favor do outro”, e deve exprimir-se “na Igreja, como acto organizativo: se é verdade que a Igreja é expressão de Deus, deve ser verdade que o amor se torna um acto eclesial”, prosseguiu.

A caridade, disse ainda o Papa, “é o amor que renuncia a si mesmo, em favor do outro”, enquanto que o eros “se transforma em agape (caridade) se alguém procura o bem do outro, se se abre à própria família a toda a família humana”.

“Se é verdade que o amor é expressão da vida humana, é também um acto fundamental da fé que se torna um acto eclesial. Também a Igreja, como instituição, deve ser amor: caritas não no sentido de uma organização como outras organizações, mas como expressão necessária de um outro amor mais profundo, que Deus criou no nosso coração, e que nos torna imagens do amor de Deus”, declarou.
A data da publicação desta primeira encíclica de Bento XVI tinha sido adiada varias vezes e hoje o Papa confirmou que os “atrasos” se devem também ás necessidades das traduções. O dia da publicação contudo é significativo: 25 de Janeiro, solenidade litúrgica da conversão de São Paulo, e tradicionalmente dedicado á conclusão da semana de oração pela unidade dos cristãos. Na tarde daquele dia, o Papa desloca-se á Basílica de São Paulo fora de Muros onde rezará juntamente com ortodoxos e protestantes.
A sala de imprensa da Santa Sé já anunciou que o documento - publicado em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol e português - será apresentado aos jornalistas no dia 25 de Janeiro, pelas 12h00 (menos uma em Lisboa).
A divisão dos cristãos em varias igrejas é um drama. Mas podemos agradecer ao Senhor porque muito foi feito para restabelecer a unidade dos cristãos. Sublinhou Bento XVI que dedicou a audiência geral desta quarta feira ao ecumenismo e á semana de oração pela unidade dos cristãos. O problema ecuménico - explicou – é a obediência ao Evangelho para fazer a vontade de Deus com a sua ajuda necessária e eficaz. Não obstante a divisão os cristãos podem elevar uma oração comum a Deus e rezar pela procura da unidade. Isto distingue o movimento ecuménico de qualquer outra iniciativa de diálogo e de relações com as outras religiões e ideologias.
Perante cerca de oito mil fiéis, congregados na Aula Paulo VI o Papa recordou também que João Paulo II fez muito e sofreu muito pela causa ecuménica.
Escutemos agora a saudação do Papa em língua portuguesa, durante a audiência geral na qual participaram dirigentes da federação portuguesa de futebol. RealAudioMP3 -Saúdo os grupos nomeados de Portugal e do Brasil e todos os peregrinos lusófonos presentes nesta Audiência, que tem lugar no primeiro dia do Oitavário de Oração pela unidade dos cristãos. «Onde dois ou três estiverem reunidos em meu Nome – é promessa de Jesus – Eu estou no meio deles». Irmãos e amigos, se unidos em nome de Jesus, Ele está no meio de vós! Não podeis encontrar ponto de união mais eficaz: Ele deu a sua vida, para reunir o que andava disperso. Com Jesus na vida, jogai a partida da unidade!







All the contents on this site are copyrighted ©.