2006-01-15 16:37:04

NO DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO, PAPA PEDE O FIM DE TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO, INJUSTIÇA E DESPREZO PELA PESSOA HUMANA


Cidade do Vaticano, 15 jan (RV) - Após a oração mariana do Angelus deste domingo, o Santo Padre recordou que hoje se celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. "As migrações _ disse _ constituem um fenômeno muito difuso no mundo atual _ são um "sinal dos tempos".

"Tal fenômeno _ avaliou o Papa _ se apresenta muito variado: a migração pode ser voluntária ou forçada, legal ou clandestina, por motivos de trabalho ou de estudos. Se, por um lado, se afirma o respeito pelas diversidades étnicas e culturais, por outro lado, permanecem as dificuldades de acolhimento e de integração. A Igreja convida a se perceber o lado positivo que este "sinal dos tempos" traz consigo, vencendo toda e qualquer forma de discriminação, de injustiça e de desprezo pela pessoa humana, porque _ sublinhou o Papa _ cada homem é a imagem de Deus."

Neste segundo domingo do tempo ordinário do ano litúrgico, iniciado no domingo passado, com a festa do Batismo do Senhor, Bento XVI recordou que a beleza deste tempo está justamente no fato que ele "nos convida a viver a nossa vida de todos os dias, como um itinerário de santidade, ou seja, de fé em Jesus Cristo e de amizade com Ele, continuamente descoberto e redescoberto como Mestre e Senhor, como Caminho, Verdade e Vida do homem".

Ao meio-dia em ponto, o Papa assomou à janela de seus aposentos, que se abre para a monumental Praça São Pedro, sendo calorosamente acolhido pelos milhares de fiéis e peregrinos que o aguardavam, para ouvir sua catequese e, juntamente com ele, rezar a oração mariana do Angelus.

Tomando como ponto de partida o trecho do Evangelho de São João, no qual o evangelista narra o primeiro encontro entre Jesus e alguns daqueles que, mais adiante, se tornariam seus discípulos. Depois de pouco tempo transcorrido com Jesus, os homens _ muito impressionados _ estavam certos de ter encontrado o Messias, como disse, justamente, André, ao irmão, Simão.

Nesse contexto, Bento XVI ressaltou as palavras de particular significado: procurar e encontrar!

"Da página evangélica de hoje, podemos extrair esses dois verbos _ procurar e encontrar _ e deles obter uma indicação fundamental _ disse _ para o novo ano, que desejamos que seja um tempo de renovação no nosso caminho espiritual com Jesus, na alegria de buscá-Lo e de encontrá-Lo. (...) Ser discípulos de Cristo: é o quanto basta aos cristãos. A amizade com o Mestre assegura à alma, paz profunda e serenidade, mesmo nos momentos mais escuros e nas provas mais duras."

"Quando a fé se encontra diante de noite escuras, nas quais não se "sente" e não se "vê" mais a presença de Deus, a amizade com Jesus garante que, na realidade, nada poderá jamais separar-nos de seus amor" _ acrescentou o Pontífice.

"Peçamos à Virgem Maria _ concluiu Bento XVI _ que nos ajude a seguir Jesus, saboreando a cada dia, a alegria de penetrar sempre mais, no seu mistério."

Antes de concluir o encontro com os fiéis e peregrinos, Bento XVI saudou os presentes em francês, inglês, alemão, espanhol e polonês. A seguir, concedeu a todos, a sua bênção apostólica. (AF)








All the contents on this site are copyrighted ©.