2006-01-10 16:34:00

BENTO XVI: "NO BATISMO, A CRIANÇA É INSERIDA EM UM GRUPO DE AMIGOS QUE NUNCA A ABANDONARÁ NA VIDA E NEM NA MORTE"


Cidade do Vaticano, 08 jan (RV) - Hoje, dia em que a liturgia da Igreja celebra o Batismo do Senhor, retomando um costume de João Paulo II, Bento XVI _ pela primeira vez em seu pontificado _ ministrou o Batismo a dez crianças _ cinco meninos e cinco meninas, todos italianos _ em cerimônia realizada na Capela Sistina.

No Brasil, assim como em outros países, hoje se celebra a Epifania do Senhor, por razões pastorais. A festa do Batismo do Senhor será celebrada amanhã, segunda-feira, de acordo com o Diretório Litúrgico da CNBB.

"Desejamos, para essas crianças, uma vida boa, uma vida verdadeira, a felicidade, mesmo num futuro ainda desconhecido... _ disse o Papa, em sua homilia. Não podemos lhes propiciar esse dom no futuro _ acrescentou, dando uma aula de catecismo aos pais e familiares dos bebês _ e por isso, confiamos no Senhor, para obtermos d'Ele esse dom. No Batismo, a criança é inserida em um grupo de amigos que nunca a abandonará na vida e nem na morte. Esse grupo é a família de Deus, que traz consigo a promessa da eternidade. Uma família que sempre estará a seu lado, até mesmo nos dias do sofrimento, nas trilhas sombrias da vida, e lhes dará consolação, conforto e luz."

"Esta família de Deus, esta companhia de amigos _ observou o Pontífice _ é eterna, porque é a comunhão d'Aquele que venceu a morte, que tem nas mãos as chaves da vida. Fazer parte da família de Deus quer dizer estar em comunhão de Cristo, que é a vida e dá o amor eterno, além da morte. Amor e verdade são fontes de vida. A vida sem amor não é vida."

"Em nossos tempos, é necessário dizer "não" à cultura amplamente dominante da morte. Essa anticultura _ explicou _ se evidencia, por exemplo, na fuga, na droga, na fuga da realidade, na ilusão, na falsa felicidade que se exprime na mentira, na fraude, na injustiça, no desprezo pelo próximo, pela solidariedade e pela responsabilidade em relação aos pobres e aos que sofrem; e que se manifesta em uma sexualidade de puro divertimento, sem responsabilidades, que se torna uma "coisificação" do homem. Que transforma o homem numa mercadoria, numa coisa, e não mais uma pessoa."

"Nós dizemos "não" a esta vida aparente, que é na realidade apenas instrumento da morte, para cultivar a cultura da vida. O Batismo de hoje _ acrescentou _ é um grande "sim" à vida, o "sim" a Cristo, o "sim" ao vencedor sobre a morte."

"O Batismo é o dom da vida e o desafio de viver a vida. O Batismo une os cristãos de todas as confissões. Como batizados, somos todos filhos de Deus em Jesus Cristo, nosso mestre e Senhor" _ concluiu o Pontífice.

===============

Encerrada a cerimônia na Capela Sistina, o Papa recitou a oração mariana do Angelus com os fiéis, da janela de seus aposentos, na residência apostólica no Vaticano.

Nesta festa do Batismo de Jesus, que encerra o tempo litúrgico do Natal, o Papa quis destacar o valor ecumênico do sacramento da iniciação cristã, assim como o fizera pouco antes, na Missa do Batismo, na Capela Sistina.

"Que a solenidade de hoje _ afirmou Bento XVI aos milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro _ seja ocasião propícia para todos os cristãos redescobrirem, com a alegria, a beleza de seu Batismo que, se vivido com fé, é uma realidade sempre atual: nos renova continuamente à imagem do homem novo, na santidade dos pensamentos e das ações."

O Papa exortou também a compreender sempre mais o valor do nosso Batismo e testemunhá-lo com uma digna conduta de vida.

"O Batismo das crianças _ continuou o Pontífice _ exprime e realiza o mistério do novo nascimento à vida divina em Cristo: os pais levam os filhos à fonte batismal, que representa o "ventre" da Igreja, de cujas águas bentas são gerados os filhos de Deus. O dom recebido pelos bebês quer ser acolhido por eles, quando adultos, de modo livre e responsável. Esse processo de amadurecimento _ concluiu o Papa _ os levará a receber o sacramento da Crisma ou Confirmação que, assim, confirmará o Batismo e conferirá a todos o sigilo do Espírito Santo." (CM)








All the contents on this site are copyrighted ©.