2005-12-16 18:00:05

PAPA PEDE EMPENHO DOS FIÉIS NO DIÁLOGO ECUMÊNICO


Cidade do Vaticano, 15 dez (RV) - Bento XVI lançou um apelo, nesta quinta-feira, a todos os cristãos, para que reforcem seu empenho ecumênico. O pedido foi feito pelo Santo Padre na manhã de hoje, no Vaticano, durante audiência aos membros da Comissão Mista de Coordenação do Diálogo Católico-ortodoxo.

O Pontífice citou a "comunhão na verdade e na caridade" como forma de os fiéis ajudarem a construir a plena unidade da Igreja. Mas, além dos gestos concretos, Bento XVI acrescentou que todos devem pedir ajuda ao Senhor em suas orações, já que a unidade dos cristãos é, "sobretudo, um dom de Deus".

"A plena comunhão obtém-se por meio de uma comunhão na verdade e na caridade. Não podemos nos satisfazer com estágios intermediários. Devemos procurar a vontade de Jesus Cristo, sem trégua e com coragem, lucidez e humildade, por mais que essa vontade não corresponda aos nossos projetos humanos" _ disse o Papa.

O objetivo de alcançar a plena unidade da Igreja _prosseguiu Bento XVI _ deve ter como aliados pastores, teólogos e todas as comunidades cristãs, cada um com suas tarefas. A uni-los, a oração, para que o Senhor ajude os cristãos em sua reconciliação, pois "nossas frágeis forças não são suficientes".

Mesmo assim, o Papa ressaltou os avanços obtidos pela Comissão Mista de Coordenação do Diálogo Católico-ortodoxo, depois de anos de dificuldades e paralisação dos trabalhos.

Bento XVI sugeriu que os representantes católicos e ortodoxos tenham sempre como objetivo, "eliminar as divergências subsistem" e "restabelecer a plena comunhão essencial para a comunidade dos discípulos de Cristo".

O Pontífice ainda exortou a que todos os futuros passos ecumênicos sejam inspirados no decreto conciliar "Unitatis Redintegratio" e, no histórico encontro de João Paulo II com o Patriarca de Constantinopla, Dimitrios I, em 1979. (RW)







All the contents on this site are copyrighted ©.