2005-10-22 19:59:37

NA AUDIÊNCIA GERAL DE HOJE, BENTO XVI REFLETE SOBRE DEUS, PAI BONDOSO, PRONTO A PERDOAR SUAS CRIATURAS


Cidade do Vaticano, 19 out (RV) - Apesar do tempo nublado na capital italiana, esta manhã, a tradicional Audiência Geral das quartas-feiras realizou-se na Praça São Pedro, repleta de fiéis e peregrinos provenientes dos mais diversos países do mundo.

Em sua catequese, o Papa refletiu sobre o salmo 129 (130) _ "Das profundezas, clamo a ti, Senhor" _ um canto da misericórdia divina, que fala de um Deus pronto ao perdão, para todas as gerações humanas.

Deus não é "um soberano inexorável pronto a condenar o culpado", mas um Pai bondoso, que prefere perdoar suas criaturas. As palavras do Papa contrariam uma visão comum, ainda presente em muitos fiéis e não-fiéis.

A Audiência Geral foi uma ocasião para um grande ensinamento que a Igreja reitera há dois mil anos. As estrofes do salmo 129 (130), o célebre "De profundiis", revelam _ na explicação de Bento XVI _ um aspecto diferente daquele comumente conhecido, de composição fúnebre. Os três momentos do salmo, explicou o Pontífice, falam de pecado e perdão, e do "temor de Deus", muitas vezes confundido com o medo de Deus.

"É significativo o fato que, a gerar o temor _ atitude de respeito misturado com amor _ não seja o castigo, mas sim o perdão. Mais do que a cólera de Deus, a sua generosa e desconcertante magnanimidade deve provocar em nós um santo temor. De fato, Deus não é um soberano inexorável, que condena o culpado, mas um pai amoroso, que devemos amar não por medo de uma punição, mas para a sua bondade pronta a perdoar."

Na parte final, o salmo 129 passa da descrição da salvação pessoal à descrição de todo o povo de Israel "redimido _ observou o Papa – não somente das angústias da opressão egípcia, mas também de "todas as culpas". "Uma redenção _ acrescentou o Pontífice _ que hoje é dirigida à Igreja."

"Acreditamos que o povo eleito é o povo de Deus. Agora, somos nós e também a nossa fé se insere na fé comum da Igreja, o que nos dá a certeza de que Deus é bom para conosco, nos liberta de nossas culpas."

Citando Santo Ambrósio, a propósito dos "motivos que levam a invocar o perdão de Deus", Bento XVI reiterou a importância de uma prática religiosa muitas vezes subestimada por quem se professa cristão.

"Se você quer ser justificado, confesse o seu pecado: uma humilde confissão dos pecados desfaz as culpas… Veja com qual esperança de perdão você se sente motivado a confessar" _ disse o Papa, citando Santo Ambrósio e acrescentou que "o salmo se torna um convite à confissão e à graça da reconciliação".

Nas diversas saudações que dirigiu aos presentes, o Papa recordou o quarto centenário da beatificação de São Luiz Gonzaga, patrono mundial da juventude. "Caríssimos _ concluiu o Santo Padre _ que o heróico testemunho evangélico de São Luiz de Gonzaga anime vocês no compromisso de cotidiana fidelidade a Cristo." (RL)








All the contents on this site are copyrighted ©.