2005-09-25 15:45:48

Jesus é amor e caridade: o Seu exemplo vale para todos,salientou o Papa durante o Angelus,afirmando que a Eucaristia é a fonte de energia que renova o mundo. Bento XVI recordou as vitimas dos desastres naturais nos Estados Unidos e noutras partes do mundo e pediu que o turismo favoreça o respeito das pessoas e o diálogo entre as culturas.


Bento XVI que na próxima quarta feira regressará definitivamente ao Vaticano recitou a oração do Angelus deste domingo em Castelgandolfo precedida de uma reflexão sobre o Mistério Eucarístico, coração da vida cristã, e pondo em realce o laço existente entre a Eucaristia e a caridade. Caridade –explicou – que não significa antes de mais acto ou sentimento benéfico, mas dom espiritual, o amor de Deus que o Espírito Santo difunde no coração humano e que o move a doar-se por sua vez ao próprio Deus e ao próximo. A inteira vida terrena de Jesus, desde a concepção á morte na cruz, foi um único acto de amor, ao ponto que podemos resumir a nossa fé nestas palavras, Jesus Caridade, Jesus Amor. Na Última Ceia, sabendo que chegara a sua hora, o divino Mestre deu aos discípulos o exemplo supremo de amor lavando-lhes os pés e confiou-lhes a Sua herança preciosa, a Eucaristia, na qual se concentra o inteiro mistério pascal, como escreveu o Papa João Paulo II na Encíclica Ecclesia de Eucharistia.
Na Eucaristia - salientou depois Bento XVI – o Senhor entrega-se a nós com o Seu corpo, a sua alma e a sua divindade, e nós tornamo-nos uma só coisa com Ele e entre nós . A nossa resposta ao seu amor deve então ser concreta, deve manifestar-se numa conversão autentica ao amor, no perdão, no acolhimento recíproco e na atenção ás necessidades de todos. São muitas e diversificadas as formas de serviço que podemos prestar ao próximo na vida de cada dia. A Eucaristia torna-se assim a fonte de energia espiritual que renova a nossa vida no dia a dia e assim renova o mundo no amor de Cristo.
A concluir o Papa convidou a rezar para que cada cristão, alimentando-se do Corpo e do Sangue do Senhor, cresça cada vez mais no amor a Deus e no serviço generoso aos irmãos.
Depois da recitação do Angelus o Papa recordou que na próxima terça feira será celebrado o dia mundial do turismo, fenómeno social bastante relevante no mundo contemporâneo, e formulou votos que o turismo seja acompanhado sempre pelo respeito pelas pessoas e culturas e possa favorecer o diálogo e a compreensão.
Na próxima quinta feira ocorrerá o dia marítimo mundial; o Papa colheu a ocasião para dirigir uma saudação cordial, acompanhada pela oração a todos aqueles que trabalham no mar.
Bento XVI manifestou também a sua solidariedade ás vitimas das catástrofes que em várias partes do mundo e em particular nos Estados Unidos atingiram duramente as populações civis. O Papa fez referência aos furacões que devastaram o sul dos Estados Unidos, na sua saudação em língua inglesa e uma mensagem análoga proferiu falando em espanhol.
“Perante as catástrofes que afligem tantos seres humanos, tende sentimentos de solidariedade e fraternidade colaborando eficazmente, com espírito generoso e caridade cristã, aliviando a dor e superando as dificuldades.








All the contents on this site are copyrighted ©.