2005-08-29 17:34:33

NO ANGELUS DE HOJE, EM CASTEL GANDOLFO, PAPA RECORDA O XX DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Castel Gandolfo, 28 ago (RV) - Neste último domingo de agosto, Bento XVI recebeu os peregrinos e fiéis dos mais diversos países do mundo, no pátio interno da residência de verão dos papas, em Castel Gandolfo, nas proximidades de Roma, para a tradicional oração mariana do Angelus.

Antes da oração mariana, o Santo Padre fez uma breve reflexão, recordando sua primeira viagem internacional à Alemanha, onde se encontrou com milhares de jovens provenientes do mundo inteiro, para o megaencontro eclesial instituído por João Paulo II: o Dia Mundial da Juventude.

"Foi um acontecimento providencial de graça para toda a Igreja. Falando aos bispos da Alemanha, antes de regressar à Itália - disse o Papa _ eu dizia que os jovens lançaram a seus pastores e, de certo modo, a todos os fiéis, uma mensagem que é, ao mesmo tempo, um apelo: "Ajudem-nos a ser discípulos e testemunhas de Cristo. Como os Reis Magos, também nós viemos adorá-Lo"."

De fato, de Colônia, os jovens voltaram para suas casas, cidades e nações, frisou o Pontífice, animados por uma grande esperança. No entanto, eles jamais perderam de vista as dificuldades, os obstáculos e os problemas que, nesta nossa época, acompanham a busca autêntica de Cristo e a fiel adesão a seu Evangelho.

"Não apenas os jovens, mas também as comunidades e os próprios pastores _ acrescentou o Pontífice _ devem tomar consciência de um dado fundamental para a evangelização: onde Deus não ocupa o primeiro lugar e onde não é reconhecido e adorado como bem supremo, a dignidade do homem corre perigo. Portanto, é urgente levar o homem de hoje à descoberta da face autêntica de Deus, que se revelou em Jesus Cristo."

Recordando o tema do XX DMJ _ "Viemos adorá-Lo" _ Bento XVI explicou que, como os Reis Magos, também a humanidade do nosso tempo poderá prostrar-se diante d'Ele e adorá-Lo. "A adoração _ sublinhou _ não é um luxo, mas sim uma prioridade."

"Ir à busca de Cristo deve ser o incessante anseio dos cristãos, dos jovens e dos adultos, dos fiéis e dos pastores. Essa busca deve ser encorajada, sustentada e guiada. A fé não é simplesmente a adesão a um conjunto completo de dogmas, que saciaria a sede de Deus, presente na alma humana. Pelo contrário, a fé projeta o homem, a caminho no tempo, para um Deus sempre novo na sua infinitude."

Eis porque, disse o Papa, o cristão é, ao mesmo tempo, alguém que está à busca, mas que encontra. É precisamente isso que torna a Igreja jovem, aberta ao futuro, rica de esperança para toda a humanidade.

Enfim, dirigindo seu pensamento a Santo Agostinho, cuja memória a Liturgia celebra hoje, o Santo Padre disse que ele sempre esteve à busca de descobrir a "face de Deus". E concluiu sua alocução dominical, dizendo: "Quanto mais entrarmos no esplendor do amor divino, tanto mais avançaremos rumo à sua descoberta, de modo que o amor aumentará, na medida em que aumentar a busca d'Aquele que encontramos. Esta é a experiência à qual também nós aspiramos do profundo do coração." (MT)







All the contents on this site are copyrighted ©.