2004-11-25 16:28:05

Na Audiência Geral, Papa reza por solução da crise política na Ucrânia


Cidade do Vaticano, 24 nov (RV)- A Audiência Geral desta quarta-feira realizou-se primeiro na Basílica Vaticana, onde o Papa acolheu jovens e estudantes provenientes de várias regiões da Itália e, depois, na Sala Paulo VI.

Na sua catequese, JPII o Papa falou sobre o grande hino cristológico da Carta aos Colossenses, no qual campeia a figura gloriosa de Cristo, coração da liturgia e centro de toda a vida eclesial.

“Neste canto é perceptível o clima de fé e de oração da antiga comunidade cristã, que desde o início venerou Cristo como primogênito de toda criatura e daqueles que ressuscitam dos mortos. A sua eternidade transcende espaço e tempo: portanto, Cristo é imagem, ícone visível daquele Deus que permanece invisível em seu mistério”, explicou o Santo Padre.

Foi essa a experiência de Moisés _ observou o Pontífice _, que, em seu ardente desejo de lançar um olhar sobre a realidade pessoal de Deus, ouviu responder: ‘Tu não poderás ver minha face, porque nenhum homem pode me ver e permanecer vivo’.

“Ao invés _ ressaltou JPII _, a face do pai Criador do universo torna-se acessível em Cristo, artífice da realidade criada. Portanto, Cristo, de um lado, é superior às realidades mas, de outro, é envolvido na sua criação. Por isso, pode ser visto por nós como imagem do Deus invisível, que se tornou próximo a nós mediante o ato da Criação.”

O Pontífice prosseguiu afirmando que, com a sua plenitude divina, mas também com seu sangue derramado na cruz, Cristo reconcilia e pacifica todas as realidade, celestes e terrestres. Ele as reconduz desse modo à sua situação originária, recriando a harmonia primigênia, querida por Deus segundo o seu projeto de amor e de vida. Portanto, criação e redenção estão interligados entre si como etapas de uma mesma história de salvação.

Por fim, JPII recordou que, dentro de poucos dias, terá início o Advento. “Que no Ano da Eucaristia, este seja um tempo de particular vigilância, de oração e de adoração a Cristo. Abençôo de coração aqueles que esperam o Salvador”, disse o Papa.

No final da Audiência Geral, o Santo Padre mencionou a Ucrânia, que atravessa um difícil momento político. “Asseguro a todo o povo ucraniano a minha oração”, declarou o Pontífice. (RL)








All the contents on this site are copyrighted ©.