2016-10-03 12:44:00

Semana do Papa Especial Geórgia e Azerbaijão


Nesta “Semana do Papa” registamos o essencial da Viagem Apostólica do Santo Padre à Geórgia e ao Azerbaijão de 30 de setembro a 2 de outubro.

Destacamos dois momentos significativos desta visita do Papa Francisco. Um em cada um dos países: na Geórgia o encontro do Papa com o Patriarca Ortodoxo Elias II; e no Azerbaijão a homilia da Missa em Baku na pequena comunidade católica reunida na Igreja da Imaculada Conceição.

Juntos, anunciadores de Jesus

Na Visita Apostólica à Geórgia, o Papa Francisco, logo após o encontro com as autoridades do país, visitou o Patriarca Ortodoxo da Geórgia Elias II no Palácio Patriarcal de Tiblissi. Foi um momento intenso numa saudação plena de significado e que ficou a marcar esta visita do Santo Padre à Geórgia.

No seu discurso o Santo Padre começou por recordar a visita do Patriarca Elias II ao Vaticano que “inaugurou uma página nova nas relações entre a Igreja Ortodoxa da Geórgia e a Igreja Católica”.

O Papa lembrou também a viagem de S. João Paulo II àquele país em 1999 e afirmou que num mundo “sedento de misericórdia, unidade e paz” a Providência divina pede que “os vínculos entre nós recebam novo impulso” – declarou Francisco recordando os apóstolos Pedro e André:

“A Igreja Ortodoxa da Geórgia, enraizada na pregação apostólica e de modo especial na figura do apóstolo André, e a Igreja de Roma, fundada sobre o martírio do apóstolo Pedro, têm a graça de renovar hoje, em nome de Cristo e da sua glória, a beleza da fraternidade apostólica. De facto, Pedro e André eram irmãos: Jesus convidou-os a deixar as redes e tornar-se, juntos, pescadores de homens. Caríssimo Irmão, deixemo-nos de novo olhar pelo Senhor Jesus, deixemo-nos ainda atrair pelo seu convite a pôr de lado tudo o que nos impede de ser, juntos, anunciadores da sua presença.”

O Papa Francisco sublinhou que para serem anunciadores da presença de Jesus têm o apoio do amor “sem igual que o Senhor encarnou – «ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos» - afirmou.

Salientando o testemunho do povo georgiano ao longo dos séculos, o Santo Padre assinalou o património cultural daquele povo que se expressa em “múltiplas formas, como, por exemplo, a música, a pintura, a arquitetura e a dança”.

Importante referência de Francisco no seu discurso para a figura de Santa Nino “que é comparada aos Apóstolos”: ela espalhou a fé sob o sinal particular da cruz feita de lenho de videira” – disse o Papa que invocou a coragem para que o Evangelho seja colocado em primeiro lugar:

“A multidão de Santos, que conta este país, encoraja-nos a colocar o Evangelho em primeiro lugar, evangelizando como no passado, e mais do que no passado, livres das amarras dos preconceitos e abertos à perene novidade de Deus. Que as dificuldades não sejam impedimentos, mas estímulos para nos conhecermos melhor, compartilharmos a seiva vital da fé, intensificarmos a oração de uns pelos outros e colaborarmos com caridade apostólica no testemunho comum, para glória de Deus nos céus e ao serviço da paz na terra.”

“Desejo ser amigo sincero desta terra” – disse o Papa, que no final do seu discurso recordou os cristãos que “ainda hoje, no mundo, sofrem perseguições”.

A cerimónia terminou com os recíprocos votos de paz e de fraternidade entre o Papa Francisco e o Patriarca Elias II num brinde saboreado com chá e café e um hino a Maria composto pelo próprio Patriarca da Geórgia.

Fé e serviço na homilia da Missa em Baku

Após a visita à Geórgia nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, o Papa Francisco dedicou todo este domingo dia 2 ao Azerbaijão no âmbito desta sua 16ª Viagem Apostólica internacional.

A realidade católica no país é pequena: os católicos são 560, existe uma só paróquia, 7 sacerdotes, 10 religiosos, 5 religiosas, 1 seminarista, 1 instituto de educação e 1 de beneficência. Foram 14 os batizados no último ano. A pequena comunidade dos salesianos, que representa todo o clero do país, é formada por 6 sacerdotes, 3 Irmãos e um jovem azero em formação para tornar-se diácono.

94,8% da população de 9,5 milhões de habitantes é de religião muçulmana. Os cristãos representam 3,5% da população, sendo a maioria ortodoxa.

O Papa Francisco celebrou Missa na Igreja da Imaculada Conceição em Baku, Azerbaijão, neste dia 2 de outubro, XXVII domingo do Tempo Comum. Na sua homilia o Santo Padre salientou dois aspetos essenciais da vida cristã: fé e serviço:

“Hoje a Palavra de Deus apresenta-nos dois aspetos essenciais da vida cristã: a fé e o serviço.”

E a fé e o serviço estão intimamente ligados não se podem separar, tal como um dos característicos tapetes do Azerbaijão, como explicou o Papa:

“Fé e serviço não se podem separar; antes, pelo contrário, estão intimamente ligados, atados entre si. Para explicar isto, gostaria de usar uma imagem que vos é muito familiar: a de um lindo tapete. Os vossos tapetes são verdadeiras obras de arte e provêm duma tradição muito antiga. Também a vida cristã de cada um vem de longe, é um dom que recebemos na Igreja e que provém do coração de Deus, nosso Pai, que deseja fazer de cada um de nós uma obra-prima da criação e da história. Cada tapete, como bem sabeis, deve ser tecido segundo a teia e a tecedura; só com esta estrutura é que o conjunto resulta bem composto e harmonioso. O mesmo se passa com a vida cristã: tem de ser pacientemente tecida cada dia, entrelaçando entre si uma teia e uma tecedura bem definida: a teia da fé e a tecedura do serviço.”

O Santo Padre sublinhou na sua homilia que “não somos chamados a servir apenas para ter uma recompensa, mas para imitar Deus, que Se fez servo por nosso amor”. Ao mesmo tempo, também não somos chamados a servir apenas “de vez em quando, mas a viver servindo. Então o serviço é um estilo de vida; mais ainda, resume em si todo o estilo cristão de vida: servir a Deus na adoração e na oração; estar abertos e disponíveis; amar concretamente o próximo; trabalhar com ardor pelo bem comum” – afirmou o Papa Francisco.

No entanto, existem “também as tentações, que afastam do estilo de serviço e acabam por tornar a vida inútil” – declarou o Santo Padre. Um “coração tíbio” fechado numa “vida preguiçosa”,” pouco a pouco acaba por se contentar com uma vida medíocre”. Uma outra tentação é aquela de “pensar como donos” quando o serviço “torna-se um meio e não um fim, porque o fim passou a ser o prestígio; depois, vem o poder, o desejo de ser grande”. “Permanecei sempre unidos, vivendo humildemente em caridade e alegria; o Senhor, que cria a harmonia nas diferenças, vos guardará” – afirmou o Papa.

No final da sua homilia em Baku Francisco citou Santa Teresa de Calcutá dizendo: «O fruto da fé é o amor. O fruto do amor é o serviço. O fruto do serviço é a paz».

Cristãos fiéis nas adversidades

No final da Missa em Baku na Igreja da Imaculada Conceição o Papa Francisco recitou a oração mariana do Angelus. O Santo Padre recordou os cristãos que se mantiveram fiéis nas adversidades e encorajou os cristãos a testemunharem com alegria a fé, a esperança e a caridade. Pronunciou na altura as seguintes palavras:

“Nesta Celebração Eucarística, dei graças a Deus convosco, mas também por vós: aqui, depois dos anos da perseguição, a fé realizou maravilhas. Desejo recordar tantos cristãos corajosos, que tiveram confiança no Senhor e mantiveram-se fiéis nas adversidades. Como fez São João Paulo II, dirijo a todos vós as palavras do apóstolo Pedro: «Honra… a vós que credes!» [1 Ped 2, 7; cf. Homilia, Baku, 23 de maio de 2002: Insegnamenti XXV/1 (2002), 852].

O nosso pensamento volta-se agora para a Virgem Maria, venerada neste país, e não só pelos cristãos. A Ela nos dirigimos com as palavras do Anjo Gabriel quando Lhe trouxe a boa notícia da salvação, preparada por Deus para a humanidade.

Na luz que resplandece do rosto materno de Maria, dirijo uma cordial saudação a vós, queridos fiéis do Azerbaijão, encorajando cada um a testemunhar com alegria a fé, a esperança e a caridade, unidos entre vós mesmos e com os vossos pastores. Saúdo e agradeço, em particular, à Família Salesiana, que cuida intensamente de vós e promove várias obras beneméritas, e às Irmãs Missionárias da Caridade: continuai com entusiasmo a vossa obra ao serviço de todos!

Confiemos estes votos à intercessão da Santíssima Mãe de Deus e invoquemos a sua proteção para as vossas famílias, os doentes e os idosos, para quantos sofrem no corpo e no espírito.”

E com o Angelus deste domingo concluímos esta síntese das principais atividades do Santo Padre que foram notícia na Viagem Apostólica do Papa Francisco à Geórgia e ao Azerbaijão. Esta rubrica regressa na próxima semana sempre aqui na RV em língua portuguesa.

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.